Manaus, 20/04/2024

Mundo

Holanda e Alemanha suspendem vacina de Oxford/AstraZeneca

Holanda e Alemanha suspendem vacina de Oxford/AstraZeneca
15/03/2021 16h15

A Holanda e a Alemanha decidiram suspender temporariamente a aplicação da vacina de Oxford, produzida pela AstraZeneca. A medida surge após possíveis efeitos colaterais do imunizante em pacientes na Dinamarca e na Noruega – incluindo a morte de uma profissional de saúde que apresentou trombose após ser vacinada.

Em um comunicado, o Ministério da Saúde holandês afirma que se trata de uma medida de “precaução, enquanto se aguarda a investigação adicional”.

– A questão crucial é saber se tratam-se de queixas após a vacinação ou causadas pela vacinação. Não devemos ter dúvidas sobre as vacinas. Temos de ser prudentes. É o mais sensato a fazer agora, por precaução – disse o ministro da Saúde, Hugo de Jonge.

A Alemanha também alegou “precaução” para suspensão do imunizante.

Além da Holanda e da Alemanha, Islândia, Dinamarca, Noruega, Bulgária, Tailândia, Irlanda e Itália também suspenderam o uso do imunizante.

Apesar disso, o diretor do Instituto Oxford, Andrew Pollard, assegurou que a vacina é segura e que não há motivos para não ser usada. A Organização Mundial da Saúde endossou a declaração.

– A AstraZeneca é uma vacina excelente, assim como as outras que estão sendo usadas – afirmou a porta-voz da OMS, Margaret Harris.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.