Manaus, 23/04/2024

Brasil

HOMENAGEM A ALDYR SCHLEE, CRIADOR DA CANARINHO

Seleção brasileira de futebol masculino foto:Lucas figueiredo/CBF
Seleção brasileira de futebol masculino foto:Lucas figueiredo/CBF
17/11/2018 08h00

Antes da bola rolar para o amistoso entre Brasil e Uruguai, na noite desta sexta-feira (16), em Londres, foi realizada uma homenagem póstuma ao criador da camisa amarela da Seleção Brasileira, Aldyr Schlee. Foi observado um minuto de silêncio no Estádio do Arsenal, local da partida.

Aldyr Schlee faleceu na última quinta-feira (15), vítima de um câncer contra o qual lutava há cerca de 10 anos. Aos 83 anos, ele estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa de Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul.

Em 1953, Aldyr Schlee ganhou um concurso realizado pelo jornal Correio da Manhã, que visava escolher um novo modelo para a camisa da Seleção Brasileira, com novas cores.

Anos depois, as cores idealizadas por Aldyr Schlee ganhariam o imaginário popular do bom futebol ao redor do mundo. Foi com a Amarelinha que o Brasil se tornou pentacampeão do mundo.

Nesta sexta-feira (16), no penúltimo amistoso da Seleção Brasileira em 2018, a equipe comandada pelo técnico Tite enfrentou o rival sul-americano Uruguai. Jogando no Estádio do Arsenal, em Londres, a Canarinho mostrou o melhor futebol e venceu por 1 a 0, com gol de Neymar.

Este foi o quinto jogo do Brasil após a Copa do Mundo da Rússia, e o time segue com 100% de aproveitamento e nenhum gol sofrido. Após esse teste, a Seleção volta a campo na próxima terça-feira (20), diante de Camarões, às 17h30 (de Brasília), no MK Stadium, também em Londres.

O jogo

O Brasil dominou o primeiro tempo da partida no Estádio do Arsenal. Com mais posse de bola e levando mais perigo ao gol adversário, a equipe comandada por Tite teve boas chances de abrir o placar, mas viu o Uruguai marcar bem e impedir as chegadas. Logo aos cinco minutos, Neymar cobrou falta com perigo direto para o gol e quase surpreendeu o goleiro Campaña. Na sequência, o camisa 10 cobrou escanteio fechado e o arqueiro pegou. Depois, aos dez, após boa trama pelo meio de campo, Filipe Luís ficou com a bola na esquerda e cruzou para Neymar, que empurrou a bola para o fundo do gol, mas estava em posição irregular.

O comportamento ofensivo do Brasil continuou e, aos 13, Firmino tocou para Neymar, que dominou e chutou forte da entrada da área, vendo a bola raspar no travessão de Campaña. Armando as jogadas, Neymar deu bons passes para Firmino e Renato Augusto, que quase abriram o marcador. O Uruguai, que pouco criou, chegou perto em duas oportunidades, mas viu Alisson fazer excelentes defesas. Primeiro, Suárez dominou na área e soltou uma bomba, obrigando o defensor a se esticar e jogar para escanteio. Depois, Suárez tocou para Cavani, que chegou na segunda trave e finalizou em cima do camisa 1 do Brasil, que empurrou a bola para fora.

Na volta do intervalo, o Uruguai controlou as ações nos primeiros minutos. Em uma das boas chegadas, Suárez cobrou falta com firmeza e viu Alisson voar no canto esquerdo para fazer a defesa. Aos poucos o Brasil voltou a criar e levar perigo ao gol de Campaña. Aos 19 minutos, após Walace roubar a bola na saída adversária, Neymar invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado de canhota, obrigando o goleiro uruguaio fazer boa defesa.

Aos 28, Laxalt chutou o pé de Danilo dentro da área, na tentativa de cortar a jogada, e cometeu pênalti. Com categoria, Neymar cobrou e fez 1 a 0 para o Brasil. O segundo gol quase saiu aos 36 minutos. O camisa 10 lançou Richarlison, que bateu de primeira, mas viu a bola sair pela linha de fundo. Com o resultado positivo, a Canarinho administrou o resultado até o apito final e garantiu a vitória diante do Uruguai.

Fonte:CBF

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.