10/06/2020 13h25
O IBGE está realizando a coleta por telefone da PNAD Covid19, uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, em parceria com o Ministério da Saúde. No Amazonas, a pesquisa está sendo feita em 56 dos 62 municípios, e os coordenadores, supervisores e agentes de pesquisa pedem que a população colabore, doando um pouco do seu tempo, aproximadamente 10 minutos, para atender e responder ao IBGE.
A PNAD Covid19 tem como objetivo, pela ótica da saúde, identificar o número de pessoas que apresentaram sintomas de síndrome gripal, as medidas tomadas para recuperação desses sintomas e a demanda pelo serviço de saúde. Pela ótica do mercado de trabalho, tem como objetivo identificar os impactos da pandemia no trabalho e nos rendimentos da população. Busca disponibilizar informações de qualidade que auxiliem no conhecimento da realidade brasileira.
“Continue colaborando com o IBGE para que seja possível produzir informações essenciais para o nosso país, principalmente nesse momento difícil, em que é importante sabermos quais são os reflexos dessa pandemia na economia e na vida da população”, ressalta Ilcleson Mendes, Chefe da Unidade Estadual do IBGE no Amazonas.
Ilcleson também afirma que em razão da pandemia, todas as pesquisas do Instituto estão sendo realizadas por telefone, e que os entrevistadores se identificam ao ligar para os informantes e, além disso, esclarece que o IBGE não solicita dados bancários, senhas, número do RG ou CPF, do cartão de crédito, e nem envia código de confirmação. Se o informante tiver dúvidas, ele pode confirmar a identidade dos agentes de coleta por meio do site Respondendo ao IBGE, informando matrícula, RG ou CPF do entrevistador.
Sigilo das informações coletadas é garantido por lei
Todas as informações coletadas pelo IBGE têm sua confidencialidade garantida pela lei nº 5534/1968, que trata do sigilo da informação e garante que os dados só podem ser utilizados para fins estatísticos.
Mais informações sobre a pesquisa
A pesquisa vai revelar a quantidade de pessoas que tiveram os sintomas de Covid-19, como febre, tosse e dificuldade de respirar. Nos casos de internação, será possível saber também se o paciente foi sedado, intubado ou colocado em respiração artificial com ventilador. Já nas situações em que não houve deslocamento até uma unidade de saúde, será perguntado se os moradores receberam, por exemplo, a visita de um profissional de saúde na residência ou se tomaram algum remédio com ou sem orientação médica.
A PNAD Covid19 também vai apresentar as mudanças no mercado de trabalho neste período de pandemia, abordando questões sobre a prática de home office, os motivos que impediram a busca por emprego e os rendimentos obtidos pelas famílias.
Abaixo um vídeo institucional de cinco coisas que o IBGE não vai fazer;
- Cinco coisas que o IBGE vai querer saber
Com informações da assessoria.