Manaus, 13/05/2025

Brasil

IBGE volta a abrir inscrições para contratar recenseadores

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) faz primeiro teste preparatório do Censo Demográfico 2022, na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) faz primeiro teste preparatório do Censo Demográfico 2022, na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.
28/07/2022 11h10

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu, nesta quinta-feira (28), mais um processo seletivo para contratação de trabalhadores que vão atuar no Censo Demográfico 2022. Ao todo, são 15.075 vagas para recenseador, função que exige nível fundamental completo.

As inscrições, que acontecem de forma gratuita, começam nesta quinta e seguem até a próxima segunda (1°). A previsão de duração dos contratos de trabalho é de três meses, mas há a possibilidade de que eles sejam prorrogados.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União (DOU), os interessados devem levar a ficha de inscrição para o processo seletivo até um dos postos do IBGE listados no edital, que terá sua versão completa disponibilizada no site https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco.html

A remuneração aos recenseadores será feita por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio do recenseador. Entre os fatores que contribuirão para o cálculo estão as unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

A principal função do recenseador é entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa em uma página disponibilizada no site do IBGE (clique aqui).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X

Portal do Generoso
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.