Manaus, 24/04/2024

Mundo

Idoso tinha tanque da 2ª Guerra em casa e caso vai à Justiça

Idoso tinha tanque da 2ª Guerra em casa e caso vai à Justiça
29/07/2021 20h10

Há pessoas que costumam ter o hábito de guardar objetos antigos em casa, mas um senhor idoso aposentado de 84 anos surpreendeu a justiça alemã ao armazenar no seu porão nada menos que um tanque da 2ª Guerra Mundial, uma arma antiaérea e um torpedo. Diante da história inusitada, as autoridades do país estão confusas sobre como proceder e quais penalidades devem ser aplicadas ao “colecionador”.

Em audiência nesta segunda-feira (26) na cidade de Kiel, as autoridades tentam decidir se a coleção militar violava a Lei Alemãde Controle de Armas de Guerra. Promotores e advogados de defesa negociam possíveis punições, e uma multa que pode chegar a 500 mil euros, o que equivale a cerca de R$ 3 milhões.

O segredo do aposentado foi descoberto em 2015, e foi necessário 20 soldados do exército para remover os objetos da casa, localizada na cidade de Keikendorf. Somente para retirar o tanque Panther, que estava sem pneus, o exército levou quase nove horas. Historiadores acreditam que este era o mais eficiente veículo usado pelas tropas alemãs na 2ª Guerra.

Segundo o advogado do aposentado, um museu nos Estados Unidos estaria interessado em adquirir o tanque, enquanto inúmeros colecionadores alemães expressaram o desejo de comprar rifles, pistolas e outros itens.

A defesa alega que o tanque foi comprado como sucata e que diversas armas não funcionam mais. Os promotores, por sua vez, alegam que parte das armas ainda possuem bom funcionamento.

A objetivo dos advogados do “colecionador” é minimizar a multa para 50 mil euros, o equivalente a R$ 300 mil, segundo o jornal Die Welt. A decisão final acerca do caso deve ocorrer em agosto deste ano.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.