Manaus, 29/11/2022

Amazonas

Implantação de luminárias de LED tem início em São Paulo de Olivença

Implantação de luminárias de LED tem início em São Paulo de Olivença
15/11/2022 12h30
O Governo do Amazonas iniciou nesta terça-feira (15/11) a implantação de LED no sistema de Iluminação pública de São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus). Será a terceira cidade da região do Alto Solimões contemplada pelo Ilumina+ Amazonas, programa de modernização da iluminação pública do interior. O programa é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
São Paulo de Olivença terá mil lâmpadas de vapor de mercúrio, vapor de sódio, vapor metálico e mistas, substituídas pela nova tecnologia de LED, que consome menos energia e Ilumina mais, contribuindo com a segurança pública e o bem estar da população.
Até o fim de novembro, os bairros Betânia, Bonfim, Campinas, Centro, Colônia, Jordânia, Novo, Santa Terezinha, São Joaquim e São Jorge estarão 100% iluminados com LED. Do total de pontos na cidade, 36 serão instalados pela primeira vez, nos bairros Betânia e São Joaquim.
Segundo o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campelo, as diversas frentes de trabalho para a execução do Ilumina+ Amazonas têm feito com que o programa avance com rapidez. “Assim que as equipes técnicas finalizaram a implantação das luminárias na comunidade Belém do Solimões, em Tabatinga, já se deslocaram para São Paulo de Olivença, onde os trabalhos de substituição das luminárias devem durar cerca de duas semanas”, disse.
A Avanço Construções, empresa responsável pela execução dos serviços no interior, salienta que em São Paulo de Olivença, Manacapuru e Eirunepé os trabalhos estão em plena execução, enquanto outras equipes já realizam as vistorias e ajustes técnicos para início da mobilização para as próximas cidades contempladas: Apuí, Anori e Codajás.
Dos 62 mil pontos de iluminação pública previstos para serem instalados até o fim deste ano, 48,6 mil já foram executados em seis meses. “É notável a satisfação e a felicidade de toda a população com a chegada da iluminação de LED e continuaremos priorizando a qualidade e a eficiência para cumprirmos a meta desta primeira fase do Ilumina+ Amazonas”, destaca Anderson Bittencourt, diretor operacional da Avanço.
A iluminação pública de LED é a mais vantajosa e eficiente, com redução de cerca de 60% no consumo de energia e garantia de mais recursos aos cofres públicos. Em São Paulo de Olivença, a nova tecnologia beneficiará também o meio ambiente, pois os LEDs não possuem mercúrio em sua composição, facilitando o reaproveitamento do material após sua utilização. Com garantia de cinco anos das luminárias direto com o fabricante e dez anos de vida útil sem necessidade de substituição, os equipamentos duram dez vezes mais do que as lâmpadas convencionais.

Até o momento, 22 municípios já contam com a área urbana 100% modernizada com luminárias de LED, por meio do Ilumina+ Amazonas. Até o fim de dezembro, 28 cidades terão as novas luminárias. Na região do Alto Solimões, a modernização já foi concluída em Benjamin Constant e Tabatinga. Em Atalaia do Norte e Alvarães, os serviços foram feitos por meio de convênios entre o Governo do Amazonas e as Prefeituras locais

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.