Manaus, 18/05/2024

Cidade

Incêndio em comunidade deixou mais de 270 pessoas desabrigadas em Manaus; saiba como ajudar

Incêndio destruiu mais de 30 casas em Manaus — Foto: Michel Castro, da Rede Amazônica
Incêndio destruiu mais de 30 casas em Manaus — Foto: Michel Castro, da Rede Amazônica
21/01/2024 09h00

O incêndio que destruiu mais de 30 casas comunidade Bairro do Céu, no Centro, Zona Sul de Manaus, deixou 110 famílias, totalizando 278 pessoas, desabrigadas. Os dados são do cadastro feito pela prefeitura até às 17h40 deste sábado (20). A maioria das vítimas perdeu todos os bens. Não houve feridos. Veja abaixo como ajudar.

Após a contenção do incêndio, as secretarias realocaram as famílias no Santuário Nossa Senhora Aparecida, nas imediações da área atingida, para realizar o cadastro e a contabilização de pessoas afetadas.

A aposentada Valdemira Evanilho, de 79 anos, veio de Maués, interior do Amazonas, e estava na casa do filho que ficava na comunidade. Ela recebeu apoio e roupas doadas.

Aposentada Valdemira Evanilho, vítima do incêndio — Foto: Rede Amazôncia
Aposentada Valdemira Evanilho, vítima do incêndio — Foto: Rede Amazôncia

“O fogo destruiu tudo, meu filho saiu sem sem nada, sem camisa, aqui que ele conseguiu uma roupa”, disse.

“Perdi tudo. Estou com a roupa do corpo. Acho que vou pra casa da minha filha mas estou esperando a prefeitura definir”, relatou o autônomo Gecimar de Brito.

Autônomo Gecimar de Brito, vítima do incêndio — Foto: Rede Amazônica
Autônomo Gecimar de Brito, vítima do incêndio — Foto: Rede Amazônica

Desde o início da tarde, equipes das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), por meio da Defesa Civil municipal, e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), estão realizando o atendimento às vítimas.

Após a avaliação dos cadastros será possível determinar os benefícios que serão destinados às famílias. De imediato, todas receberão cesta básica e colchões, de acordo com a prefeitura.

Incêndio destruiu mais de 30 casas em Manaus — Foto: Michel Castro, da Rede Amazônica

A Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA) da Sepdec dará continuidade ao procedimento de assistência na segunda-feira (22), na sede da Defesa Civil, na avenida Compensa, nº 770, Vila da Prata, zona Oeste da cidade

Uma guarnição da Guarda Municipal de Manaus (GMM) também foi acionada para dar apoio às ações da Prefeitura de Manaus em apoio às famílias.

Solidariedade

A Mocidade Independente de Aparecida disponibilizou a quadra da escola para abrigar as pessoas que perderam moradia no incêndio. No local, equipes recebem roupas, calçados, alimentos, lençóis.

Toda ajuda é bem vinda, vamos ajudar as famílias que estão precisando de apoio nesse momento, a entrega dos mantimentos ocorre na quadra da agremiação, informou a escola de samba por meio de nota.

Salas do Santuário Nossa Senhora Aparecida também foram separadas para receber doações.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X