Manaus, 30/01/2023

Mundo

Indonésia emite alerta nível máximo para erupção de vulcão

Indonésia emite alerta nível máximo para erupção de vulcão
05/12/2022 11h40

Autoridades da Indonésia elevaram neste domingo (4) o alerta de risco para a região em torno do vulcão Semeru, no sudeste da ilha de Java, para o nível mais alto devido ao “aumento da atividade vulcânica” após uma erupção ocorrida de manhã que fez com que cerca de 100 pessoas tivessem que deixar suas casas.

O risco de nuvens de vapor de gás e água e de fluxos de lava devido às fortes chuvas no Semeru aumentaram nas últimas horas, informou a Agência Nacional de Gestão de Desastres do país asiático (BNPB) em comunicado.

– Com este aumento na atividade vulcânica, o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos (PVMBG) elevou o status do Monte Semeru de “Alerta” para “Precaução”, ou seja, do nível III para o nível IV – acrescentou a agência.

O BNPB informou que o Semeru, de 3.676 metros de altitude, já emanou uma coluna de cinzas com intensidade moderada a espessa, atingindo 1,5 km acima do nível da cratera.

As autoridades indonésias ainda não informaram sobre a extensão de danos materiais ou possíveis mortes devido ao fenômeno natural.

A Agência Meteorológica do Japão disse que está monitorando a possibilidade de um tsunami após a erupção do vulcão, de acordo com a emissora pública japonesa NHK. Já as autoridades indonésias não disseram nada a respeito do risco potencial de ondas gigantes.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.