Manaus, 18/05/2024

Amazonas

INPA DISPONIBILIZA CADERNO DE DEBATES SOBRE TERRA PRETA DE ÍNDIO E SUSTENTABILIDADE

Na terra preta, o solo amazônico é produto do manejo da terra por povos milenares. Foto: Bruno Kelly
Na terra preta, o solo amazônico é produto do manejo da terra por povos milenares. Foto: Bruno Kelly
11/09/2019 15h00

O Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos (Geea) do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCTIC) disponibilizou para download gratuito o tomo XV do Caderno de Debates que traz temas relevantes para a região – Terra Preta de Índio e Sustentabilidade & Desenvolvimento. A publicação traz um apanhado geral e algumas ideias originais a respeito da temática.

Terra Preta de Índio (TPI) é uma preciosa herança indígena que deve servir de instrumento para o avanço do conhecimento ambiental e antropológico, mas também de um recurso estratégico a serviço da sociedade. Mais ainda: ela deve servir de inspiração e modelo para a produção de uma Terra Preta Nova (TPN), em larga escala e que possa contribuir para a promoção da agricultura; diminuição do desmatamento; recuperação de áreas degradadas; fixação do homem no campo; aumento do estoque de carbono no solo e amenização dos impactos das mudanças climáticas globais.

Já o debate sobre a Sustentabilidade diz respeito à compatibilização entre crescimento econômico, preservação ambiental e distribuição equitativa de renda. Isso significa que esses termos são complementares e devem ser tratados em conjunto, tendo em vista o desenvolvimento sustentável do Brasil e especialmente da Amazônia.

São autores desta edição o escritor Gaitano Antonaccio e os pesquisadores do Inpa Luiz Antonio de Oliveira, Newton Falcão e Geraldo Mendes, que também é secretário executivo do Geea e organizador da obra, junto com a diretora do Inpa, Antonia Franco.

Acesse:

      TOMO XV DO CADERNO DE DEBATES – Terra Preta de Índio e Sustentabilidade & Desenvolvimento

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X