Manaus, 19/05/2024

Polícia

INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA REALIZA LEVANTAMENTO E AFIRMA QUE, EM SEIS MESES, 1.175 ARMAS FORAM APREENDIDAS EM MANAUS

FOTOS: Divulgação/SSP-AM
FOTOS: Divulgação/SSP-AM
20/08/2019 13h30

Um levantamento feito pelo Instituto de Criminalística (IC) do Amazonas, identificou que em seis meses 1.175 armas foram apreendias em Manaus. Este é o maior volume de armas apreendidas pelas polícias em um primeiro semestre desde 2014. Na comparação com o ano passado, o crescimento foi de 12%.

Com a retirada de armas das mãos de criminosos, as polícias Militar e Civil conseguem atacar crimes violentos como homicídios, latrocínios, os roubos, além do tráfico de drogas.

De acordo com o titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), delegado Guilherme Torres, a polícia vem intensificando as ações para prender os criminosos armados enfraquecer o tráfico de drogas e gerar impactos da redução da violência de forma geral. “Tirando a arma da mão de um assaltante, você consegue diminuir as chances de um cidadão de bem ser ferido ou até morto”, ressaltou o titular.

FOTOS: Divulgação/SSP-AM
FOTOS: Divulgação/SSP-AM

Responsável pelo patrulhamento das ruas, a Polícia Militar fez grande parte das apreensões por meio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e da Força Tática. Só a Força Tática apreendeu 182 armamentos. “No mês de julho de 2019, o batalhão bateu recorde histórico, sendo registradas 46 apreensões de arma de fogo, e o recorde até então, tinha sido dezembro de 2018 com 42 apreensões”, disse o comandante da Força Tática, major Igor Martins.

FOTOS: Divulgação/SSP-AM
FOTOS: Divulgação/SSP-AM

Já a Rocam apreendeu 317 armas de fogo, até julho, segundo balanço divulgado pela PM. No período, foram 144 revólveres, 80 pistolas, 84 espingardas, seis fuzis e três metralhadoras. “É preciso ressaltar o papel da população, que tem entendido a responsabilidade dela e vem fazendo denúncias”, acentuou o comandante da Rocam, major Wener Vieira.

Denúncias – Com o apoio da população, o trabalho do sistema de segurança e desarmamento dos grupos criminosos, podem gerar uma redução maior. Por meio de denúncias anônimas a população pode ligar para o 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia em todo o Estado.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X