]

Manaus, 02/12/2021

Cultura e Entretenimento

Intervenção artística com casal ‘Belle Époque’ anima exposição ‘Faces da Nossa História’

Intervenção artística com casal ‘Belle Époque’ anima exposição ‘Faces da Nossa História’
11/11/2021 15h17

O clima da Belle Époque “tomou conta” da exposição “Faces da Nossa História”, no Shopping Grande Circular, em Manaus. A mostra comemorativa dos 129 anos da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) e 128 anos do Diário Oficial do Amazonas (DOE) recebeu uma intervenção artística com atores representando um casal à moda antiga, dos tempos da fundação da IOA, em 1892, e do auge do Ciclo da Borracha no Amazonas.

A intervenção, feita pelos atores Thainá Valente e Weldson Rodrigues, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), “agitou” o shopping situado na av. Autaz Mirim, no bairro São José, convidando o público a visitar a exposição.

Um grupo de estudantes que visitava o local registrou com fotos a intervenção artística e ficou entusiasmado para conhecer a mostra “Faces da Nossa História”. “É algo bem interessante, agrega bastante. Podemos ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o nosso passado e a nossa história”, disse o estudante Nicolas Moisés, de 17 anos.

A mostra “Faces da Nossa História” é uma realização do Governo do Amazonas e retrata a memória, a cultura e a identidade do Estado através das leis e decretos publicados em quase 130 anos de existência do Diário Oficial.

São 18 expositores com diferentes elementos visuais e símbolos locais retratando a arte e a cultura, a natureza e o turismo, a indústria e a economia, povos tradicionais, a história da Imprensa Oficial, bem como tombamentos de prédios e reconhecimentos de títulos de patrimônio como os Bois de Parintins, o Teatro Amazonas, o sanduíche X-Caboquinho e as cachoeiras de Presidente Figueiredo.

A professora Zilma Castro, 55 anos, reforçou o cunho informativo e educacional da mostra. “Eu trabalhei a história de Manaus com os meus alunos durante o aniversário da cidade. Agora vou visitar a exposição e vou tentar trazê-los aqui para conhecer também. Estou levando a revista da exposição, vou fotografar e mostrar para a direção da nossa escola”, disse.

A exposição

A exposição “Faces da Nossa História” fica em cartaz no Piso L3 do Shopping Grande Circular até 15 de novembro, data do aniversário de 128 anos do Diário Oficial. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 9h às 21h, e domingos e feriados, das 14h às 20h.

Para mais informações e conteúdos exclusivos sobre a exposição, basta acessar imprensaoficial.am.gov.br/faces-da-nossa-historia/

Imprensa Oficial

Em 2021, a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) completou 129 anos. Hoje uma autarquia do Governo do Estado, possui atribuição de publicar o Diário Oficial, de produzir serviços gráficos e editoriais para órgãos públicos e de gerir acervos institucionais.

Desde então, em quase 130 anos de existência, a IOA e o Diário Oficial vêm testemunhando importantes pontos da história do País e do Amazonas, passando por mudanças significativas e acompanhando a evolução das tecnologias e a modernização de processos, atividades e serviços de informação.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.