Manaus, 06/10/2022

Amazonas

Itacoatiara terá o primeiro Shopping do Empreendedor no interior do Amazonas

Itacoatiara terá o primeiro Shopping do Empreendedor no interior do Amazonas
18/08/2022 09h50

Foi lançada na manhã desta terça-feira, 17/8, a pedra fundamental do Shopping do Empreendedor, em Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus), na Rua Acácio Leite, bairro Santo Antonio. O terreno doado pela Prefeitura ao Sebrae Amazonas tem mais de 2 mil metros quadrados e irá contemplar dezenas de pequenos empreendedores da cidade que tem o terceiro maior PIB do estado.

Ponto de partida da interiorização do Sebrae Amazonas, no início da década de 1990, Itacoatiara foi o primeiro município do interior a abrir um escritório próprio do serviço. Agora será a vez do Shopping do Empreendedor, primeiro centro comercial voltado a este segmento por iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado.

Além do descerramento da placa da obra, o prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, e o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Muni Lourenço, assinaram a entrega do título definitivo do espaço, concedido pelo município. Estiverem presentes o presidente da Câmara Municipal de Itacoatiara, Benedito Junior, além de vereadores, secretários municipais, representantes de bancos, Senac, Senai, entre outros.

Na oportunidade, Muni Lourenço lembrou que as cidades de Manacapuru, Humaitá, Parintins já possuem escritórios do Sebrae recém-inaugurados. “Consolidando a presença do Sebrae no atendimento ao empreendedor caboclo”, ressaltou. “Sabemos que milhares de itacoatiarenses estão pensando em abrir o próprio negócio, ser patrão de si próprio, e o Sebrae está pronto para prestar atendimento”, destacou.

O prefeito Mário Abrahim vislumbrou o novo espaço como importante ponto de desenvolvimento para o município. “Quando a gente vive nesse município, com todo potencial, não dá para ficar esperando. É preciso que a gente invista no empreendedorismo. Quando alguém vem para Itacoatiara, ninguém vê as pessoas se arriscarem. A gente quer ver as pessoas prosperarem”, disse.

“E esse será o primeiro shopping do empreendedor que o Sebrae abrirá no interior do Amazonas. É um marco”, observou a diretora superintendente do Sebrae Amazonas, Lamisse Said. “É o primeiro município em que o Sebrae começou sua interiorização. Então, o Sebrae tem uma história que só cresce aqui. Pela densidade empresarial, ele precisa estar junto”, apontou.

Histórico

Desde 1993 com atividades no interior, o Sebrae Amazonas esteve em cinco locais diferentes na cidade de Itacoatiara, do extinto Banco do Estado do Amazonas (BEA), passando pelo Líder Hotel, Associação Comercial do município, escritório na Rua Rui Barbosa até a inauguração do prédio próprio, uma instalação moderna e estruturada para atender os empreendedores da região na Rua Acácio Leite.

Em paralelo, a cidade observou o crescimento dos pequenos negócios. Das novas empresas ativas em 2021, 4,96% correspondem a Empresa de Pequeno Porte (EPP) (24 estabelecimentos), 22,9% correspondem a Microempresa (ME) (111 estabelecimentos), 68,2% correspondem a MEI (330 estabelecimentos) e 3,93% correspondem a Outros (19 estabelecimentos), de acordo com dados do Data MPE Brasil, do Sebrae.

Sucesso em família

A ideia de deixar o interior amazonense rumo à Manaus sempre foi atrativa para quem teve origem humilde na zona rural. Foi assim que Zumira Soares, 65, deixou a família de sete irmãos na região do Rio Arari, território de Itacoatiara, para tentar a vida na capital como empregada doméstica aos 17 anos. Mas a saúde debilitada da mãe fez com que ela retornasse três anos depois, desta vez para uma casa na área urbana.

Para sustentar a família, Zumira foi funcionária de uma loja de roupas, onde percebeu que poderia abrir o próprio negócio no mesmo segmento. Com ajuda das irmãs Fatima e Maria de Jesus, começou o próprio negócio familiar, mas que sofreu um revés após ser vítima de roubo. O trauma interrompeu o sonho de empreender, mas o talento de Fatima na cozinha fez com que a família iniciasse nova experiência, desta vez com um singelo café da manhã na porta de casa.

“Minha mãe fazia um bolo de macaxeira muito bom. Daí tínhamos tapioquinha, pão, queijo e garrafa de café e de leite, numa mesa. Na época do Fecani (Festival da Canção de Itacoatiara, sempre nos meses de setembro), as pessoas procuravam o nosso café”, lembra Zumira. “Nunca fizemos curso de culinária, só comprava livros de receita”.

O crescimento trouxe renda e qualidade de vida para a família, que mudou de endereço duas vezes até chegar próximo à orla do Rio Amazonas, na Rua Quintino Bocaiúva. E para estruturar o local, as irmãs precisavam de crédito. “Queríamos aumentar um lugar, mas o banco não acreditava na gente. Éramos pequenos, mulheres… Mas aí veio o Sebrae, que foi no banco conosco”, disse Zumira.

Assim, o Fatima Café Regional e Soparia se desenvolveu e ganhou fama para além do município, a partir do fortalecimento do negócio através do programa de formação de empreendedores, o Empretec, e cursos do Sebrae como o de atendimento ao cliente. Atualmente, a estrutura conta com amplo espaço, sala para eventos e um deck com vista privilegiada ao Rio Amazonas.

“A gente não imaginava nunca comprar esse ponto”, confidenciou Zumira.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.