]

Manaus, 02/12/2021

Política

Ivo Neto pede união de esforços para reduzir os casos de violência contra a mulher em Manaus

Ivo Neto pede união de esforços para reduzir os casos de violência contra a mulher em Manaus
24/11/2021 16h30

Na sessão plenária desta quarta-feira, o vereador Ivo Neto (Patriota) fez um apelo a instituições para incentivar ações e a divulgação de informações com objetivo de reduzir os números de casos de violência contra a mulher na capital amazonense.

Ao relatar dados da secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP), de que foram registrados 8.041 casos de violência contra a mulher na cidade de Manaus, de janeiro a maio deste ano, o vereador pediu união de esforços no combate aos crimes de violência contra a mulher.

“ É preciso fazer um trabalho de prevenção, orientação e fortalecer os canais de denúncias. Isso é muito importante. A violência acontece todos os dias, é preciso combater, pois muitas vezes as mulheres se sentem presas nisso e desconhecem os canais de denúncia, ” ressaltou Ivo.

Dados da violência
Maridos, namorados, ex-companheiros e filhos figuram entre os principais autores de violência doméstica contra a mulher no Amazonas.
Injúria, ameaça, lesão corporal, perturbação da tranquilidade e vias de fato foram os cinco tipos criminais mais registrados nas delegacias pelas mulheres amazonenses, em 2020. O serviço emergencial 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), recebeu 9,2 mil ligações de mulheres em situação de violência doméstica.

Processos recordes no TJAM
O número de processos de crimes relacionados a violência contra a mulher registrados pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em 2020, foi o maior dos últimos 15 anos, segundo um levantamento divulgado pelo órgão, nesta segunda, 22.
Como denunciar
Depois de registrado o B.O, a vítima pode solicitar uma medida restritiva contra o companheiro indo diretamente a uma das três Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulher. Denúncias de casos podem ser feitas através dos telefones 180 e 181, que é o disque-denúncia da SSP-AM. Acionamentos emergenciais podem ser feitos pelo 190.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.