Manaus, 02/10/2022

Esportes

Jogador da Nilton Lins assina com time e vai jogador handebol em Portugal

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
22/08/2022 16h47

Aos 18 anos de idade, Vinícius Emanuel dos Santos, estudante bolsista de Engenharia Elétrica da Universidade Nilton Lins, conta os dias e as horas para iniciar uma nova experiência que marcará a vida dele.

Goleiro da equipe de Handebol da instituição de ensino, que atualmente é heptacampeã estadual da modalidade, no próximo dia 30 de setembro, Vinícius vai sair de Manaus com destino a Portugal, onde foi contratado pela equipe do time Salvaterra de Magos, para atuar nas próximas três temporadas em sua equipe principal

Visto por “olheiros” do time português em vídeos disponibilizados no Youtube, o jogador recebeu pedidos para enviar outras imagens por e-mail e após isso iniciou conversas sobre um possível contrato que acabou acontecendo.

Para este amazonense, nascido em Manaus, que começou a jogar handebol aos 11 anos, estimulado pelos professores Jander Cardoso e Auricélio Pessoa, na Escola Francisca Botinelly, será uma grande mudança para a vida, já que deixará a família em Manaus para morar sozinho em Portugal.

Na Universidade Nilton Lins, foi incluído no programa de apoio aos esportes desde o ano de 2018, mesmo antes de entrar na faculdade, com bolsa integral, sob a coordenação do professor José Carlos Ferreira, que o treina desde aquele ano. “Sem esse apoio eu não chegaria nesse ponto em que estou”, assegura ele, que agradece muito a José Carlos.

O Programa de Incentivo ao Esporte da Nilton Lins, criado em 2002, oferece bolsas de estudo para formação acadêmica e suporte profissional, desde atendimento com especialistas em nutrição, fisioterapia, aos equipamentos, uniformes e passagens aéreas – para alunos-atletas em diversas modalidades esportivas.

Para o presidente da instituição, Nilton Lins Júnior, o programa é motivo de orgulho, não apenas pelo grande atleta que desponta, mas principalmente pelo ser humano, pois faz parte da história da instituição de ensino investir não só para que seus estudantes conquistem notas e medalhas, mas se tornem cidadãos completos, desenvolvam o espírito coletivo, a atenção com o próximo, a reflexão sobre a sociedade e a excelência em seus objetivos, seja na carreira esportiva ou profissional.

Assim como é um suporte para Vinícius, o programa já foi para outros atletas revelados pela instituição como Helton Henrique, que integrou a seleção brasileira de Luta Olímpica e do velocista Sandro Viana, que integrou a equipe brasileira que conquistou a medalha de bronze no revezamento 4×100 nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

O atleta destaca também o apoio incondicional recebido da família, pois sua mãe, padrasto, irmã, além de amigos, formam uma torcida especial vê-lo brilhar no handebol português como já brilha no amazonense.

Expectativa

Atualmente se preparando para viajar, Vinícius estuda, trabalha e treina praticamente todos os dias para chegar em Salvaterra de Magos, cidade que dá o nome ao clube, em excelentes condições para atuar e ter bons resultados.

“Eles decidiram me contratar depois de analisar a minha participação em vários jogos e eu posso responder bem à essa expectativa deles”, afirma o goleiro, que só pensa em evoluir. O Salvaterra de Magos é um time de segunda divisão, mas vem investindo e evoluindo muito e isso anima mais ainda o atleta amazonense.

Com a expectativa de aprender mais e evoluir antes de viajar, ele está focando nos treinos diários em coordenação motora e posicionamento, enquanto conta os dias para alçar os voos que vão além do translado por avião para o país europeu.

O clima local e o fuso horários podem até ser os primeiros desafios de Vinícius em Portugal, mas ele é só alegria, positividade e gratidão por poder contar com todo o suporte da faculdade, nesse período em que ficará no país europeu, e da família para continuar a fazer belas e importantes defesas e assim continuar a alcançar a vitória e os títulos que disputar no seu novo time.

Fonte : Portal do Holanda

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.