Manaus, 29/03/2024

Amazonas

PACIENTE COM COVID-19 É AMEAÇADA NO HOSPITAL 28 DE AGOSTO

PACIENTE COM COVID-19 É AMEAÇADA NO HOSPITAL 28 DE AGOSTO
17/10/2020 08h00

DA REDAÇÃO

Na noite desta sexta-feira (16), a jornalista Arthemisa Gadelha passou por uma situação desesperadora e constrangedora no Hospital e Pronto Socorro 28 de agosto. Com covid-19 (quase 50% do pulmão comprometido) e pneumonia, ela foi ameaçada dentro do hospital, segundo a mesma, por um enfermeiro chamado Rafael Torres Lira.

A jornalista que atua na área há mais de 20 anos,  estava com muito cansaço, dores nas costas, debilitada , quase sem voz e com falta de ar, ao ser encaminhada para atendimento no 28 de Agosto, ela foi hostilizada por este enfermeiro de plantão. “Amigos da imprensa, eu não fui atendida, eu estou com covid, estou passando mal aqui, eles querem me mandar de volta para o SPA, o enfermeiro daqui ainda ficou tirando sarro da minha cara , disse que se saísse alguma coisa na imprensa sobre isso eu ia ver  e não fui atendida”, disse no momento em que estava dentro do 28 de Agosto.

Arthemisa Gadelha está no sétimo dia de tratamento tomando azitromicina e outras medicações, porém,  na quinta-feira ela sentiu seu quadro piorar, foi ao SPA e o médico mandou ela voltar pra casa para se alimentar direito e descansar . Na noite desta sexta-feira (16), a tomografia mostrou quase 50% do pulmão comprometido o que leva a sentir muitas dores nas costas. Ela foi encaminhada pela SUSAM para o Hospital 28 de Agosto porque no Delphina Aziz só ficam os casos gravíssimos.

Artemisa conta que após as ameaças do enfermeiro ela foi procurar o setor de assistência social do Hospital 28 de Agosto e também não foi atendida, finalmente, após, uma peregrinação durante a semana a paciente foi encaminhada para a SAMEL e lá teve a medicação mudada, porém, se não melhorar será internada daqui há dois dias. Ela pretende processar o Estado pelo descaso, ameaça e constrangimento dentro do Hospital 28 de Agosto.

Nota SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) esclarece que a informação não procede e o Hospital e Pronto-socorro 28 de Agosto continua atendendo normalmente. A SES-AM ressalta que pronto-socorros são unidades de referência para o atendimento de urgência e emergência, co foi aonforme classificação de risco estabelecida pelo protocolo de Manchester.

 Dessa forma e com base no protocolo, casos de baixa complexidade são encaminhados para atendimento nos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.