Manaus, 25/04/2024

Amazonas

Jovem recebe alta do Centro de Tratamento de Queimados após 98 dias de internação

Jovem recebe alta do Centro de Tratamento de Queimados após 98 dias de internação
19/02/2021 21h50

Um acidente com líquido inflamável deixou o jovem Daniel Cardena Arevalo, 15 anos, em estado grave com mais de 60% do corpo queimado. Vindo do município de São Paulo de Olivença (distante 975 quilômetros de Manaus), o jovem ficou internado no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Pronto-Socorro 28 de Agosto, único na Amazônia Ocidental e referência nesse tipo de atendimento, por 98 dias. Daniel recebeu alta na última quarta-feira (17/02). 

A mãe de Daniel, Nelci Consuelo Cardena, comemorou a saída do filho da unidade de saúde. “Eu estou feliz demais. Meu filho passou por tanto sofrimento, mas ele conseguiu, graças a Deus. Primeiramente eu só tenho a agradecer a Deus e depois aos médicos, que tiveram paciência, cuidaram dele”, disse.  

A cirurgiã plástica Glória Buitrago, do CTQ, relata que o paciente ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), intubado, sendo realizadas limpezas cirúrgicas, curativos diários, além de enxertos. De acordo com a médica, pelo fato do CTQ estar localizado dentro de um HPS, há facilidade no acesso de exames e recursos humanos. 

“Foi um paciente que chegou muito grave, graças a Deus conseguiu ser resgatado e foi uma surpresa para nós que esteja tendo alta. Um paciente que foi salvo graças à medicina, ao hospital e a Deus, a gente tem que agradecer. Porque as coisas boas temos que mostrar. A gente trabalha por amor, a nossa maior alegria é conseguir salvar um paciente e devolver para a família”, afirmou a cirurgiã. 

Responsável pela UTI, o médico Wilson Filho ressalta que a recuperação do paciente contou com a equipe composta de médicos intensivistas e de cirurgia plástica, enfermeiros e técnicos, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionista.  

“Para nós é motivo de muita alegria, muita satisfação poder ver o Daniel sair acordado, consciente, junto da sua família. Nossa equipe está realmente muito alegre em poder ter participado desse tratamento, dessa missão de ter ajudado o Daniel”, destacou. 

Estrutura – O CTQ está apto a atender vítimas de explosões, de queimaduras domésticas, de descargas elétricas, de produtos inflamáveis e até acidentes aéreos. Com uma equipe multiprofissional exclusiva, composta por cirurgiões plásticos, médicos intensivistas, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas, o CTQ funciona num espaço exclusivo e independente dentro da estrutura do HPS 28 de Agosto. 

O centro possui dois leitos de terapia intensiva e três enfermarias, com seis leitos cada, totalizando 20 leitos destinados apenas às vítimas de queimaduras.  

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.