Manaus, 25/04/2024

Cidade

JUSTIÇA AFASTA MANAUS AMBIENTAL DO SISTEMA DE ÁGUA E ESGOTO DO VIVER MELHOR

JUSTIÇA AFASTA MANAUS AMBIENTAL DO SISTEMA DE ÁGUA E ESGOTO DO VIVER MELHOR
02/10/2018 18h00

Por decisão da justiça estadual, a concessionária Manaus Ambiental é afastada da gestão do sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do Conjunto Residencial Viver Melhor etapas I e II, localizado no bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus. O deferimento é resultado de uma ação coletiva ingressada pelo deputado estadual Dermilson Chagas (PP) e presidentes das associações dos moradores do conjunto.

A decisão foi proferida pela 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual, no dia 26 de setembro, acatando o pedido de anulação do ato administrativo por meio do qual a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) entregou à Manaus Ambiental o sistema de água e esgoto do Viver Melhor.

A sentença atende uma reivindicação dos moradores dos conjuntos residenciais, que com Dermilson, ingressaram com uma ação pedindo afastamento da empresa, pela apropriação ilegal e cobranças abusivas feitas nas contas daqueles que vivem no Viver Melhor. Com o afastamento da concessionária do local, os moradores pretendem assumir, através de suas associações e condomínios, toda a gestão dos sistemas e equipamentos de capacitação e distribuição de água, bem como as estações de tratamento de esgoto, conforme a Lei Federal nº 11.445/2007.

“Uma decisão histórica que coroa de êxito a nossa luta, juntamente com os presidentes das associações de moradores, que sempre acreditaram no reconhecimento do direito da população em administrar o seu próprio sistema, acabando de vez com a cobrança abusiva e ilegal da Manaus Ambiental”, disse Dermilson.

Para o deputado Dermilson, a ideia agora é adotar uma tarifa fixa como critério para cobrança de um valor que seja justo e compatível com a capacidade econômica da população de baixa renda que vive no local, de acordo com os objetivos do programa social habitacional dos conjuntos Viver Melhor.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.