Manaus, 25/04/2024

Amazonas

Literatus comemora 30 anos de atuação no Amazonas

Foto – Divulgação
Foto – Divulgação
10/03/2021 17h00

Neste mês, o Centro de Ensino Literatus comemora 30 anos de atuação no Amazonas. A instituição, que iniciou suas atividades com uma creche, hoje tem como foco apenas a Educação Profissional, sendo responsável pela formação de quase 40 mil técnicos nas áreas de saúde, estética, indústria, infraestrutura, gestão e negócios. Ao todo, 74% dos egressos do Literatus estão atuando no mercado de trabalho.

A mantenedora da instituição, Elaine Saldanha, avalia que essas três décadas de aniversário do Centro de Ensino Literatus representam a consolidação de um projeto que sempre teve como objetivo formar cidadãos que possam contribuir positivamente para o mundo. 

“Foram 30 anos de desafios, aprendizagens e inovação, e agradeço aos alunos, pais, egressos, além dos nossos profissionais atuais e os que já trabalharam conosco, que depositaram confiança no nosso propósito e que ajudaram a construir o Literatus que é hoje”, declara a gestora da instituição.

Inovação

A mantenedora da instituição, Elaine Saldanha, destaca que inovação tem sido a palavra de ordem nos últimos anos no Centro de Ensino Literatus. “Temos apostado cada vez mais em identificar as necessidades e demandas do mercado, apostar em tecnologia e ferramentas que ajudam a estimular a criatividade, senso crítico e o empreendedorismo dos nossos alunos”, disse. 

Mesmo em meio à pandemia, a população tem enxergado a Educação Profissional como uma porta de entrada para o mercado de trabalho, seja para quem busca a primeira experiência profissional, para quem já atua na profissão, mas não possui a formação necessária ou até mesmo aos que desejam mudar de área ou empreender.

“Mesmo durante o período de isolamento social, em todos os meses iniciaram-se turmas de cursos técnicos no Centro de Ensino Literatus, principalmente o Técnico de Enfermagem, um dos principais profissionais que atuam na linha de frente no atendimento de pacientes com Coronavírus”, informou a gestora da instituição.

Na avaliação dela, a tendência é que a procura por esses profissionais continue assim após a pandemia, isso porque a atenção com a saúde se manterá. E não apenas com foco direto no atendimento e tratamento de pacientes, mas também na produção de pesquisas, estratégias e políticas futuras.

História 

A trajetória do Centro de Ensino Literatus iniciou em março de 1991, com a Creche e Maternal Bebê e Companhia, atendendo do Berçário ao Jardim II. Conquistando seu espaço e atendendo as demandas da população, a instituição passou a oferecer o Ensino Fundamental e Médio no ano de 1998. 

Em 1999, o Literatus  expandiu sua atuação na área da Educação Profissional, focando primeiramente no eixo da Saúde, e acabou tornando-se referência em Ensino Técnico na Região Norte. Anos mais tarde, a instituição apostou no Ensino Superior, porém, em 2014, optou por focar-se apenas nos cursos técnicos, tendo vendido as unidades de educação superior para um grande grupo educacional brasileiro.

O Literatus continuou crescendo e começou a oferecer cursos em diversos segmentos. Além disso, a Instituição passou a dispor de diversos programas que auxiliam a sociedade em geral, como: Melhor Aprendiz, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos livres presenciais e on-line.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.