Manaus, 18/04/2024

Eleições 2022

Lula tem 12% de vantagem sobre Bolsonaro, ganharia segundo turno com 16%, diz pesquisa

Lula tem 12% de vantagem sobre Bolsonaro, ganharia segundo turno com 16%, diz pesquisa
16/08/2022 12h00

O brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva tem uma vantagem de 12 pontos percentuais sobre o atual presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro antes das eleições de outubro, de acordo com uma nova pesquisa publicada nesta segunda-feira.

A pesquisa do IPEC, anteriormente conhecido como IBOPE, mostrou Lula com 44% de apoio dos eleitores contra 32% de Bolsonaro no primeiro turno do calendário eleitoral de 2 de outubro.

Em um segundo turno esperado entre os dois homens em 30 de outubro, caso nenhum candidato obtivesse 50% mais um dos votos válidos, Lula seria eleito por 51% dos votos contra 35% de Bolsonaro, uma diferença de 16 pontos. mostrou a enquete.

Essa vantagem para o ex-presidente de esquerda é espelhada por outras pesquisas, que mostraram a corrida presidencial mais polarizada do Brasil em décadas diminuindo nas últimas semanas.

A vantagem de Lula caiu de 26% em dezembro para 18% em julho, segundo o Datafolha, outra grande empresa de pesquisa, mas o líder de esquerda ainda tinha 20% de vantagem sobre Bolsonaro se os dois homens se enfrentarem em um segundo turno.

Bolsonaro aumentou os gastos com previdência para brasileiros pobres, o que pode estar melhorando seus números. Ele também pressionou a petrolífera estatal Petrobras a reduzir o preço do combustível, um grande fator para aumentar a inflação.

A Pollster Quaest, em pesquisas por telefone, descobriu que Bolsonaro agora está estatisticamente empatado com Lula em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, e diminuiu a vantagem de seu rival em Minas Gerais, o segundo maior número de eleitores.

Mas outra pesquisa encomendada pelo banco de investimentos BTG divulgada na segunda-feira disse que Bolsonaro perdeu terreno novamente e caiu 4 pontos percentuais para seu rival, que lidera por 11 pontos. A vantagem de Lula também cresceu para um segundo turno esperado para 15 pontos, ante 12 na pesquisa anterior do BTG/FSB.

A pesquisa do IPEC disse que o índice de aprovação de Bolsonaro está em 29%, comparado a apenas 19% em dezembro, enquanto o número de eleitores que veem seu governo como ruim ou terrível caiu para 43%, de 55% na pesquisa anterior.

Ainda assim, 57% dos brasileiros desaprovam a forma como Bolsonaro, ex-capitão do Exército e líder de direita, governa o país, enquanto apenas 37% aprovam, segundo o IPEC.

Foi a primeira pesquisa nacional de intenções de voto do IPEC e entrevistou 2.000 pessoas pessoalmente entre 12 e 14 de agosto. A pesquisa tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.