]

Manaus, 30/11/2021

Cultura e Entretenimento

Luso Neto lança CD e DVD no Teatro Amazonas

Luso Neto lança CD e DVD no Teatro Amazonas
26/10/2021 10h15

Uma das vozes mais marcantes no cenário rock manauara, Luso Neto lançará seu CD e DVD “Luso 20 anos”, no Teatro Amazonas, nesta próxima quinta-feira, 28, às 20h. Gravado em dezembro de 2020, no Teatro Manauara, o trabalho é resultado do projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio do Edital Conexões Culturais.

“O público que for ao Teatro Amazonas nesta quinta-feira assistirá a um show com gosto de retorno aos palcos, pois a pandemia nos afastou e com muitas saudades, afinal neste trabalho tem participação do nosso Zé, que infelizmente partiu”, explica Luso.

Com um show rico em arranjos e contando com grandes músicos na banda, com a direção musical do maestro Paulo Marinho, o cantor e compositor Luso Neto, fez o registro histórico desses 20 anos de carreira, reunindo músicas memoráveis da sua trajetória.

“Com certeza, este é um trabalho mais maduro e consciente da minha sonoridade peculiar e minhas composições, que refletem um pouco da minha vida. Eu trago a vocês o melhor de mim neste álbum. Além de apresentar em várias canções um Luso mais ‘swingado’, onde passeio pelo Soul, Black Music, Funk Americano. No DVD, haverá a faixa bônus da canção ‘What’s Your Game’, que foi um dance maravilhoso composto em parceria com Luciano Matheus e que tocou em várias boates emblemáticas da nossa cidade, assim como no Rio Grande do Sul”, explica Luso.

Como cereja do bolo, o cantor e sua produção destacam a versão rock’n roll de “Fica Comigo”, sucesso da Banda Carrapicho, que contou com a participação especialíssima e inesquecível do saudoso artista e amigo Zezinho Corrêa, sendo essa a sua penúltima aparição em shows com público e que, agora em outubro, foi lançada como o segundo single desse novo trabalho, o inédito “Luso 20 Anos”.

“Cantar com o Zezinho sempre foi emoção, sei que será difícil fazer esta música no Teatro Amazonas, por tudo que ele foi e que ele é”, emociona-se Neto.

Como convidada especial, a cantora lírica, integrante do Coral do Amazonas, solista da Orquestra Barroca do Amazonas e de diversos Festivais Amazonas de Ópera (FAO) e tendo feito turnê na Itália, Mirian Abad, esteve presente na gravação do DVD, com um super feat de Flying, uma das músicas mais tocantes do cantor e que foi aplaudida de pé pelo público presente que pediu o “mais um” dessa canção, escrita por Rosane Teixeira, manager e produtora de Luso Neto, com arranjo de Fernando Mangabeira, fiel escudeiro e grande parceiro do artista amazonense, em 15 dos 20 anos da estrada do cantor.

“A Mirian é uma diva, além de ser minha professora. Aprendi muito com ela e aprendo sempre que dá. Se um dia me perguntarem assim: Luso! Você já duelou com alguém em alguma canção? Eu vou dizer: Já sim! A mestra e o pupilo. A Flying é uma das canções que eu mais tive que mostrar de mim, porque cantar ao lado dessa soprano maravilhosa, Mirian Abad, é espetacular! Tanto é que todos que ouvem a música ou assistem ao videoclipe, com a participação dela, ficam abismados. Digamos que sejamos Montserrat Caballé e Freddy Mercury do Amazonas (risos)”, sorri o artista.

Com direção audiovisual de Jota Filmes e a supervisão de Luso Neto e Rosane Teixeira, o DVD Luso 20 Anos tem em suas faixas: Ponto de Partida, Não Sei, Tempos, Amor e Transa, Do Outro Lado do Não, Que Vai Nos Unir, Pra Nunca Mais, Aconteceu, A Nave Que NIguém Viu, Yellow Flowers, Maybe, Flying (Ft Mirian Abad), Mais Uma Chance, Relax, Fatal, Fica Comigo (Ft Zezinho Correa), What’s Your Game (Bonus Track).

No CD, as faixas: Ponto de Partida, Não Sei, Tempos, Amor e Transa, Do Outro Lado do Não, Que Vai Nos Unir, Pra Nunca Mais, Aconteceu, A Nave Que NIguém Viu, Yellow Flowers, Maybe, Flying (Ft Mirian Abad), Mais Uma Chance, Relax, Fatal, Fica Comigo (Ft Zezinho Correa).

O Show de Lançamento CD e DVD “Luso 20 Anos” é produzido pela R.O Produções. Os ingressos estarão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no site da Bilheteria Digital, por meio do link https://www.bilheteriadigital.com/teatroamazonas .

Trajetória

Como poucos, o cantor e compositor iniciou sua carreira artística no teatro, no ano de 1992, profissionalizando em 1994. Desse período destacam-se apresentações com a Cia Metamorfose, de Socorro Andrade, com os espetáculos: “Jardim Enfeitiçado”, “Auto de Natal” e no ano de 2019 o musical “Alice No País das Maravilhas”. No Grupo Grito, de Socorro Langbeck (Beckinha) participou de um texto memorável de Isis Baião, “A Terapia Especial” no ano de 1995, entrando para o teatro adulto. Com o espetáculo infantojuvenil, “O Castelo de Molumi”, de Jurandyr Pereira premiado pela Literatura Brasileira, Luso atuou e dirigiu, naquela ocasião, com sua própria companhia de teatro, a Pricip’Art, também nos anos 90. Entre os anos 2019 e 2020 interpretou cinco personagens no grande espetáculo “Ambrozhya E o Fantasma da Arte”, texto premiado de Sérgio Cardoso, com direção de Douglas Rodrigues pela Companhia de Teatro “Apareceu A Margarida”, de Michel Guerrero. Trabalhou também com outras personalidades do teatro amazonense, como: Chico Cardoso, Kid Mahal e a paulista saudosa, Selma Bustamante.

Luso Neto iniciou a carreira profissional na música no final do ano 2000, ganhando o concurso “A Nova Voz do Milênio da Amazônia”, promovido pelo programa de rádio “Mesa de Bar”, da Rádio Amazonas FM. Com esse concurso, foi lançado na cena musical amazonense com grandes feitos e diversos shows em bares, teatros e afins. Essa conquista trouxe a oportunidade de abrir shows para grandes artistas da MPB como Beto Guedes e Belchior. Seu primeiro CD promocional, intitulado “Luso Neto Aos Fãs”, de 2004, o levou a alçar voo para o sul do País, em consequência do sucesso de sua primeira canção autoral, Tempos, que brilhou nas rádios da Amazônia.

O cantor amazonense consolidou seu nome nos Estados do Rio Grande do Sul e São Paulo, onde viveu 15 anos produzindo suas obras na região. Tendo a oportunidade de dividir o palco com grandes personalidades nacionais e internacionais, como Serginho Moah, ex-integrante da banda Papas da Língua, com o qual Luso gravou seu maior hit, a canção Aconteceu, que tocou em várias rádios do Brasil, Kiko Zambianchi, amigo e parceiro que presenteou o cantor com a canção a “Nave Que Ninguém Viu”, lançada em setembro deste ano, em todas as plataformas digitais. Luso também dividiu o palco com JJ Jackson, ícone do blues no Brasil e parceiro de BB King.

No Amazonas, em 2018, participou do Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) e tornou-se o maior vencedor de prêmios em uma única edição, com cinco prêmios.

Luso já se apresentou em diversas capitais e municípios brasileiros. Em Florianópolis, lotando a casa John Bull, tradicional rede de pubs da região Sul na passagem da sua turnê “Paciência”, título de seu primeiro CD e DVD autoral, gravado no Rio Grande do Sul em 2008. Na região Sul, gravou o DVD Paciência em Caxias do Sul. Em Gravataí, participou do Encontro Nacional de Educação, dividindo o palco com o happer Gabriel, O Pensador. Além de shows memoráveis no Vale do Itajaí, Blumenau, Joinville, Curitiba. Apresentou-se em grandes teatros da capital e do interior de São Paulo: Teatro Bibi Ferreira, Teatro Juca Chaves, Teatro Lauro Gomes, Teatro Santos Dumont e Teatro UMC.
Ficou durante dois anos em temporada na capital Paulista, no Bar Brahma e, em uma das casas de espetáculo mais badaladas de São Paulo, o Tom Jazz, onde lançou seu segundo trabalho autoral, o CD “Simplesmente Luso Neto”, destacando a canção “Do Outro Lado do Não” que tocou em uma das melhoras rádios do Brasil, a MPB FM, no Rio de Janeiro.

O EP “Luso Ynterkallado” foi todo produzido em São Paulo e distribuído pelos selos da Universal Music e Circuito Musical, esta dos amigos Genildo Fonseca e Toquinho. Deste EP vale ressaltar as canções “Fatal”, produzida pelo arranjador Luiz Carlos Maluly, produtor conhecido no cenário brasileiro por trabalhar com grandes artistas, “Flying” e o “Blues Maybe”.

Sua discografia é composta de cinco CDs, três DVDs e um EP.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.