Manaus, 28/03/2024

Amazonas

LUTADORES SE PREPARAM PARA CAMPEONATO DE BEACH WRESTLING

 lutadores se preparam para Campeonato de Beach Wrestling  Fotos: Divulgação / Semjel
lutadores se preparam para Campeonato de Beach Wrestling Fotos: Divulgação / Semjel
24/09/2018 09h14

O sol forte da manhã de ontem, 23, foi aliado dos lutadores que fizeram o último treino aberto, na praia do Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, para o Primeiro Campeonato Amazonense de Beach Wrestling, que será realizado no próximo sábado, 29, a partir das 16h, em uma das quadras do ponto turístico. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

A modalidade vem ganhando espaço e atletas adeptos de outras modalidades no Estado, como explica o presidente da Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva e Olímpica (Falle), Waldeci Silva. “Estamos preparando um campeonato bem agradável tanto para quem vai lutar, quanto para quem virá acompanhar. Vamos ter atletas do jiu-jitsu, judô e luta olímpica e não tem favorito. Na areia toda disputa fica neutra e quem estiver melhor preparado sairá vencedor”, contou.

Os mais de 300 inscritos irão em busca do primeiro título da modalidade que começa a ganhar espaço no esporte do Estado. Os vencedores, além de medalhas e troféus, serão premiados com valor em dinheiro e farão parte da primeira seleção amazonense de beach wrestling.

Elivaldo Feitosa, 17, quer ser um dos primeiros a ingressar nesta seleção. Lutador de wrestling tradicional, ele afirma que o beach wrestling requer mais preparo físico e, para isso, tem se esforçado mais nos treinamentos. “A diferença do beach wrestling é que a areia puxa o pé e no tatame a gente rola mais liso, rola solto. Aqui a gente faz mais força e tem que ter o preparo físico bem melhor do que no tapete porque cansa muito”, contou.

Já Adrine Araújo, 16, é lutadora de judô e para ela a forma de lutar e a preparação física são as maiores diferenças para o judô. “Para mim, a principal mudança é a pegada, porque no judô tem o (kimono) judogi e tanto no wrestling tradicional como aqui na praia não tem essa pegada pra puxar e fazer os movimentos. Tem também a questão de que é na areia, a luta fica mais pesada e requer mais preparo físico”, observou.

Inscrições

As inscrições para o campeonato foram prorrogadas até sexta-feira, 28/9, e para participar os interessados deverão efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição na conta corrente: 0016954-4 e agência: 3734, no valor de R$ 40 para a categoria feminina e R$ 60 para a masculina. Lembrando que será obrigatório o envio do comprovante de pagamento para o e-mail: federaçã[email protected], com nome e categoria escolhida.

Curso e Pesagem

Nas próximas quinta e sexta-feira, 27 e 28/9, de 9h às 17h e de 14h às 17h, respectivamente, na Vila Olímpica, serão realizados os cursos de arbitragem de wrestling e beach wrestling com o árbitro olímpico da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), Eduardo Paz.

A pesagem oficial será realizada sexta-feira, 28/9, de 17h às 18h30, também na Vila Olímpica.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.