]

Manaus, 25/10/2021

Mundo

Maior tricerátops já descoberto vai a leilão em setembro

Maior tricerátops já descoberto vai a leilão em setembro
01/09/2021 10h28

Os restos fossilizados de “Big John”, o maior tricerátops já descoberto por paleontólogos, serão vendidos por uma casa de leilões de Paris, no final de setembro, e podem obter até 1,5 milhão de euros.

Big John perambulou pelo que hoje é o estado norte-americano da Dakota do Sul há mais de 66 milhões de anos. Paleontólogos descobriram o primeiro pedaço de ossos em 2014 e acabaram encontrando 60% de seu esqueleto, inclusive um crânio quase completo.

A casa de leilões Drouot estima que o esqueleto de Big John será arrematado por algo entre 1,2 milhão e 1,5 milhão de euros. Antes vendidos principalmente para museus, restos de dinossauros atraem cada vez mais compradores particulares, embora continuem sendo poucos.

“Imagino que haja cerca de dez compradores em todo o mundo para esse tipo de peça”, disse Alexandre Giquello, que comandará o leilão.

O crânio de Big John, assim batizado em homenagem ao dono da terra onde mais de 200 dos ossos do dinossauro foram encontrados, tem 2,62 metros de comprimento – quase um terço do tamanho de seu corpo – e dois metros de largura.

O nome tricerátops significa “rosto de três chifres”. Nos restos fossilizados do dinossauro há uma cicatriz causada por um rival menor, de acordo com o paleontólogo Iacopo Briano.

 

 

Fonte: Agência Brasil.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.