Manaus, 08/12/2022

Mundo

Maiores nações da floresta tropical formam aliança tripla para salvar a selva

Maiores nações da floresta tropical formam aliança tripla para salvar a selva
14/11/2022 12h30

Os três maiores países com florestas tropicais do mundo, Brasil, República Democrática do Congo e Indonésia, lançaram formalmente nesta segunda-feira uma parceria para cooperar na preservação de florestas após uma década de negociações sobre uma aliança trilateral.

A Reuters informou em agosto que Luiz Inácio Lula da Silva, eleito presidente do Brasil no final de outubro, buscaria uma parceria com as duas outras nações líderes em florestas tropicais para pressionar o mundo rico a financiar a conservação florestal.

A rápida destruição das florestas tropicais, que através de sua densa vegetação servem como sumidouros de carbono, libera dióxido de carbono que aquece o planeta, colocando em risco as metas climáticas globais. O reflorestamento da selva anteriormente desmatada tem o benefício de remover os gases de efeito estufa já presentes na atmosfera.

Representantes dos três países, que representam 52% da floresta tropical do mundo, assinaram a declaração conjunta nas negociações na Indonésia antes do G20, ou Grupo dos 20 países industrializados, que começa na terça-feira.

“A cooperação sul-sul – Brasil, Indonésia, RDC – é muito natural”, disse a ministra do Meio Ambiente da República Democrática do Congo, Eve Bazaiba, antes da assinatura.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.