Manaus, 15/08/2022

Amazonas

Mais de 21 toneladas de pirarucu ilegal são apreendidas em Parintins, no AM

Mais de 21 toneladas de pirarucu ilegal são apreendidas em Parintins, no AM
04/08/2022 15h50

Mais de 21 toneladas de pirarucu ilegal foram apreendidas na quarta-feira (3), em Parintins, no interior do Amazonas. O pescado estava em duas embarcações que saíram das cidades Tefé e Fonte Boa, respectivamente.

A ação foi coordenada pela Polícia Federal e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente de Parintins (Sedema).

Uma equipe de policiais federais, que estavam em patrulhamento na região, acionou a Sedema. Segundo a polícia, os proprietários das embarcações não apresentaram documentos que comprovassem a origem e a legalidade do material.

A equipe de fiscalização lavrou o auto de infração e a aplicação da multa.

O proprietário de uma embarcação recebeu multa em torno de R$ 50 mil e o outro pode chegar a mais de R$ 450 mil.

A Capitania dos Portos também foi acionada e constatou que a situação das embarcações era irregular.

Parte do pescado estava em mantas, salgadas e frescas, e outra parte em peixes inteiros, chamados “charutos”. O produto deverá ser distribuído para escolas, entidades e famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação será coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho.

A pesca do pirarucu é proibida pela Lei do Defeso e por legislação estadual, sendo permitida somente em áreas de manejo, nas unidades de conservação ou de acordo de pesca, tanto do estado como federal.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.