Manaus, 17/05/2024

Amazonas

MAIS DE 4 MIL ARTISTAS SE CADASTRAM EM MAPEAMENTO DO GOVERNO DO AM

09/04/2020 15h42

O mapeamento de artistas lançado no início de abril tem mais de 4 mil cadastros de técnicos e profissionais que fazem parte da cadeia de cultura e economia criativa. Os dados do cadastro vão servir para direcionar as ações de apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa durante a crise do novo coronavírus (Covid-19).

O mapeamento está disponível por meio do Portal da Cultura, onde são necessários dados socioeconômicos, além de dados específicos, como o segmento do qual o artista/profissional faz parte, a frequência que realiza as atividades e o tempo de atuação na área. Entre os 4 mil cadastros houveram artistas de diversos segmentos

“A maioria desses trabalhadores é formada por autônomos, pessoas que trabalham por diária e estão sem renda nesse momento. Estamos atentos a isso, trabalhando em várias frentes para tentar amenizar esse impacto causado pelo isolamento social, que é necessário atualmente”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Doações – Com os dados do cadastro, o Governo do Amazonas distribuiu peixes, frutas, legumes e verduras para artistas em situação de vulnerabilidade, na manhã desta quinta-feira (9), no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo.

As doações são provenientes da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), vinculada à Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror); e da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), em parceria com o Programa de Desperdício de Feiras. Fazem parte do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e do Programa de Assistência Familiar, este último criado para atender famílias em situação de vulnerabilidade durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os alimentos e peixes foram direcionados à rede de assistência social do Estado, formada pelas secretarias de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc) e de Assistência Social (Seas), além do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), órgãos responsáveis por organizar a distribuição dos alimentos.

Atendimento – O Governo do Amazonas também lançou, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, canais de atendimento ao artista. A linha direta funciona diariamente, das 8h às 20h, por meio dos telefones (92) 3232-5555 e 99177-6442 (Whatsapp), e do e-mail [email protected].

Da redação com informações da assessoria

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X