Manaus, 25/04/2024

Esportes

Manaus estreia contra o Porto Velho Miners no Brasileirão da CBFA

Manaus estreia contra o Porto Velho Miners no Brasileirão da CBFA
02/05/2022 13h44

Após dois anos de atividades no futebol americano suspensas em razão da pandemia de Covid-19, o fã da modalidade já tem um encontro marcado. Pela primeira vez em sua história o Manaus Futebol Americano, uma equipe do Manaus FC, irá disputar o maior campeonato de futebol americano no Brasil: Brasileirão 2022. A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), órgão máximo do esporte no país.

A estreia do Manaus FA no campeonato brasileiro está marcada para o sábado (08), às 14h, contra o Porto Velho Miners, no estádio Carlos Zamith, avenida Cosme Ferreira, Coroado, zona Leste da capital, com entrada gratuita ao público para prestigiar o esporte. Além disso, vai contar com a participação da presidente da CBFA, Cristiane Kajiwara, que vem à capital amazonense prestigiar a abertura do campeonato de futebol americano.

PARTICIPAÇÃO DO MANAUS FA NA CAMPEONATO BRASILEIRO

O gestor do Manaus FA, Renner Silva, destaca que é uma responsabilidade grande levar uma equipe amazonense à uma competição nacional e estreando em casa contra um ótimo projeto de Porto Velho.

Um ponto importante desta partida é a entrada gratuita ao público para a partida, é uma chance da população manauara acompanhar de perto um pouco do cenário do futebol americano e apoiar as equipes. “O evento é feito para o público, e, por ser ainda uma modalidade nova na cidade, é importante o acompanhamento do público para que possam o mais rápido possível entenderem toda a dinâmica que o esporte tem. Esperamos fazer uma ótima estreia e representar bem Manaus. Contamos com o apoio da nossa torcida que pode contar com toda a garra dos atletas amazonenses neste Brasileirão”, disse Renner Silva.

O Head Coach, o mexicano Rodrigo Rios, que faz parte do planejamento de reforços a longo prazo do Manaus e estreia nesta temporada, vem focado para a competição nacional. Ele têm investido em disciplina e parte técnica em todas as posições. E afirmou que vai trazer novidades em campo na equipe.

“Os treinos foram complexos, com muito foco, determinação, esforço e ralação. A evolução da equipe é um progresso diário feito através de muito trabalho e colocar uma nova cultura nem sempre é fácil. Estou há dois meses à frente do time e foi preciso um trabalho de compromisso e disciplina. O esporte mesmo é educação para a vida. E ainda temos muito trabalho pela frente”, afirma Rios.

REFORÇOS DA EQUIPE

Há alguns reforços importantes para essa temporada, que fazem parte do trabalho de planejamento a longo prazo do Manaus FA para 2022 visando a expansão do esporte no Amazonas, o principal deles está na comissão técnica, encabeçada pelo Head Coach (treinador) mexicano Rodrigo Rios, que deu uma dinâmica completamente diferente a equipe.

Foram convocados mais dois atletas mexicanos: Júlio Vasquez e Roberto Alcantar, além dos brasileiros, Marlon Tamasia, Felipe Erick, Well Garcia, Leonardo Inácio, Pedro da Silvia e Luiz Fernando, juntamente com os demais atletas estão formando uma base mais sólida e competitiva para essa temporada.

PORTO VELHO MINERS

Equipe fundada em setembro de 2017, é o primeiro time de Rondônia a disputar a Série A do Brasileirão de futebol americano da CBFA. O presidente do PVH Miners, Fernando Rodrigues, afirma que a equipe está ansiosa e confiante com a estreia na competição nacional por ser um marco para o esporte em Porto Velho. “Estamos ansiosos e confiantes para a estreia do campeonato. É um marco importante ser o primeiro time de Rondônia a jogar um campeonato de alto rendimento. Confessamos que a uns dois anos atrás, a participação da nossa equipe em competições nacionais estava um pouco mais distante de nossos planos”, disse Rodrigues.

Fernando também destaca que “a falta de experiência em competições desse nível pode pesar em relação aos adversários. Porém os atletas estão encarando com muita seriedade e responsabilidade todo esse processo”.

A equipe do Porto Velho Miners vem se preparando desde o início de fevereiro. E a preparação foi dividida em fases para trabalhar a parte física, tática, técnica e instalação das jogadas. Até aqui, o Miners conseguiu realizar uma média de 3 treinos semanais durante esse período, o que contribuiu para a evolução vertiginosa da equipe.

O presidente do Miners finaliza destacando a importância dos olhares ao futebol americano no estado, que é tão necessário para o desenvolvimento e expansão da modalidade em toda Região Norte. “Mais importante do que a inclusão da equipe no cenário nacional, é a concretização dos sonhos de várias pessoas que a 8 anos se dedicam de alguma forma para tornar o futebol americano em Porto Velho, e por que não dizer em Rondônia, possível. Como o Miners realizará o kickoff do Brasileirão de FA, temos ciência que todos os olhos do FABR estarão voltados para a partida e será uma oportunidade para mostrar o nível técnico e diversos atletas de qualidade que estavam até então fora do radar”, disse Rodrigues.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.