]

Manaus, 28/10/2021

Cidade

‘Manaus Visão Hack – Experience’ vai trazer soluções tecnológicas ao IMMU

Foto: Marcelo Ramos
Foto: Marcelo Ramos
16/09/2021 11h33

Voltado para busca de soluções tecnológicas de mobilidade urbana que devem ser implantadas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), ocorreu na noite desta quarta-feira (15), o lançamento do ‘Manaus Visão Hack – Experience’, no Casarão da Inovação Cassina, Centro Histórico. O evento será nos dias 22, 23 e 24 de outubro, sob o formato de hackathon e é uma realização da prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Instituto Visão Amazônica.

De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Paulo Martins, a expectativa para o ‘Manaus Visão Hack – Experience’ é reunir programadores, desenvolvedores de softwares, designers, empreendedores, dentre outros profissionais de tecnologia interessados em prospectar soluções inovadoras e sustentáveis para que Manaus se destaque ainda como como uma Cidade Inteligente.

“É muito importante que nós saiamos do papel e vamos para a execução. O mundo inteiro sofre com o problema da mobilidade e há muitos anos a mobilidade foi o pontapé inicial para o que hoje se chama cidade inteligente, que tem o conceito a partir da mobilidade, da interação da via com o carro, com o condutor, com o usuário, com o pedestre e aí todo um conjunto de acessórios e de integração tecnológica da cidade vão formando esse conjunto que é a cidade inteligente. Por que não estender a oportunidade de entender a problemática e dar a oportunidade para que a própria comunidade tecnológica contribua com as soluções? O prefeito Davi teve essa visão fantástica e ele está muito empenhado para que essas maratonas dos hackers possam trazer soluções práticas e efetivas para a cidade de Manaus”, justificou Martins.

O superintendente do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC), Sandro Diz, também comentou sobre a importância do ‘Manaus Visão Hack – Experience’ ser voltado a soluções para o IMMU.

“Isso é o começo de uma Cidade Inteligente. E eu já quero antes dos três dias de maratona, que nós façamos uma visita agendada com as equipes no CCC queremos verem como é que está o monitoramento”.

O titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Júnior, destacou a contribuição do Manaus Visão Hack.

“Queria cumprimentar a todos os colegas e servidores da prefeitura. É uma satisfação poder contribuir com o plano de governo do prefeito e quero falar que vamos nos comprometer em realizar mais eventos como esse”, disse.

O hackathon será executado com recurso de emenda parlamentar do vereador Elissandro Bessa (Solidariedade), com soluções tecnológicas e de inovação para melhorar a vida da população em geral.

Por fim, o diretor de finanças do Instituto Visão Amazônica, Erandir Júnior, aproveitou para agradecer a parceria.

“Quero parabenizar o prefeito da cidade de Manaus, David Almeida, e também o meu amigo, vereador Bessa que teve a sensibilidade e propôs e nós aceitamos o desafio de realizar o evento de hoje. Esse evento é o segundo evento que nós estamos realizando”, disse.

Inscrições e requisitos

A nova edição da hackathon irá viabilizar cem vagas gratuitas em cursos, sendo 25 para Gestão de Propriedade Intelectual, 25 em Blockchain, 25 de Automação e 25 destinadas à Design de Interface Mobile.

As inscrições iniciam às 19h da próxima segunda-feira (20), e seguem até as 23h de 10 de novembro. O evento obedecerá a todas as recomendações sanitárias de combate à Covid-19, como uso obrigatório de máscara e álcool em gel, além do distanciamento entre os participantes.

Critérios e premiação

Os critérios de escolha das soluções vencedoras depois de todo o processo de hackathon, todos os jurados devem analisar os projetos nos seguintes requisitos: originalidade de inovação, qualidade técnica, impacto na população, interesse público, completude da solução, adequação ou desafio, potencial para implementação, exposição da ideia, habilidade e experiência do usuário.

O primeiro lugar vai ganhar um troféu, mais uma visita técnica ao Centro de Referência e Inovação e Tecnologia do Brasil e participação em mentorias. O segundo e terceiro lugar também ganham o troféu e a participação em programas de mentorias.

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.