Manaus, 24/04/2024

Amazonas

Maueenses instalam a Academia de Letras

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
27/09/2021 10h19

No dia 24 de setembro, às 20h, no auditório do IFAM/ Campus Maués, foi instalada a Academia de Letras de Maués (ALMA). Em virtude do distanciamento social decorrente da Covid- 19, a sessão foi realizada de forma presencial e remota pelo meet. Foram empossados 40 membros titulares e 5 membros honorários. Alguns acadêmicos, por motivo de força maior, não puderam estar presentes. Eles foram considerados empossados e receberão as insígnias em uma próxima sessão.

O decano da Academia de Letras de Maués, o acadêmico Miguel Antônio Pacheco, fez a abertura dos trabalhos. Como deferência, para dividir a honraria, ele convidou o imortal da Academia Amazonense de Letras e padrinho da Academia de Letras de Maués, Cláudio Chaves, para procederem à posse da primeira presidente eleita da Academia de Letras de Maués para o biênio 2021-2023, a advogada e jornalista acadêmica Inácia Maria Caldas Trindade Puga Ferreira, ocupante da cadeira nº 1, que tem como Patrono o dentista prático Alcemir Trindade.

A mesa foi composta das seguintes autoridades:
O deputado federal Sidney Leite, representante de Maués no Congresso Nacional, o vereador Paulo Rodrigo, representante da Câmara Municipal de Maués, o magnífico reitor da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, professor doutor Sylvio Mário Puga Ferreira, o acadêmico Cláudio Chaves – imortal da Academia Amazonense de Letras e padrinho da Academia de Letras de Maués, o diácono Antônio Cardoso da Silva Neto, representando, o pároco de Maués, padre Marcílio Moutinho. Destaca-se que a acadêmica Leonor Ferreira Neta Toro estava representando a co-irmã, Academia Itacoatiarense de Letras.
Antes do hino nacional, a presidente da ALMA, Inácia Caldas Puga, pediu um momento de silêncio em memória dos falecidos, tendo em vista a recente partida de um dos ícones da cultura de Maués: Valdo Mafra Carneiro Monteiro, o Mestre Barrô.

Na sequência, a presidente da Academia empossou os demais membros da primeira diretoria eleita da Academia de Letras de Maués para o biênio 2021-2023, a saber:
Vice-presidente: acadêmico José Monteiro Gondim Filho (Zequinha Gondim), ocupante da cadeira nº 18. Patrono: Clóvis Prado de Negreiros.
Secretária geral: acadêmica Vilma de Jesus de Almeida Serra, ocupante da cadeira nº 34. Patrona: professora Jandira Peixoto Mc Comb.
Secretária adjunta: acadêmica Maria do Socorro Barroso Leite, ocupante da cadeira nº 27. Patrono: Luís Carlos Ferreira Leite (Terreirão).
Tesoureiro: acadêmico Sílvio Dinelly Esteves, ocupante da cadeira nº 3. Patrono: Alcides Werk Gomes de Matos.
Tesoureiro adjunto: acadêmico Benedito de Nazaré da Silva Alves, ocupante da cadeira nº 38. Patrona: Maria José de Nazaré da Silva.
Diretora de patrimônio: acadêmica Maristela Cardoso Jardim, ocupante da cadeira nº 8, Patrono, Juracy de Souza Andrade; a diretora Maristela Jardim receberá as suas insígnias em uma próxima sessão.
Diretor de eventos: acadêmico Miguel Antonio Pacheco, ocupante da cadeira n. 24. Patrono: Darcy Augusto Michiles;
Diretor de edição: acadêmico Maxiliano Batista Barros, ocupante da cadeira 6, que tem como patrono: Manoel Valente Doce. O diretor de edição Maxiliano Barros receberá as suas insígnias em uma próxima sessão.

Conselho fiscal

Titulares:

Presidente do Conselho Fiscal:
Acadêmico Aldemir Bentes, ocupante da cadeira nº 4. Patrono: Almir Gomes de Almeida (O Poeta do Silêncio).
Acadêmico Ismael Rodrigues Pinheiro Filho, ocupante da cadeira nº 2. Patrono: Leonida Correa Cavalcante (Lele).
Acadêmica Maria do Socorro Libório dos Santos, ocupante da cadeira nº 28. Patrono: Renner Douglas Gonçalves Dutra.

Suplentes

Acadêmico Luiz Ernane Rodrigues Aguiar, ocupante da cadeira nº 30. Patrono: Raimundo Aguiar (Samuquinha).
Acadêmico João Cruz de Almeida, ocupante da cadeira 32. Patrono: Natalino de Almeida.
Acadêmico José Eraldo dos Santos Lopes, ocupante da cadeira 20. Patrono: Vaubel Mafra Carneiro Monteiro (Beto Mafra). Ele receberá as suas insígnias em uma próxima sessão.
Presidente de honra:
Acadêmico José Carlos Esteves, ocupante da cadeira nº 12. Patrono: Antonio Esteves.
Oradora: Acadêmica Leonor Ferreira Neta Toro, ocupante da cadeira nº 36. Patrono: Eulálio Macedo.

Também, na noite, foram empossados os demais acadêmicos titulares, a saber:
Acadêmico Iago Adriel Ferreira Pantoja. Cadeira nº 26. Patrono: Padre Bruno Mascarin.
Acadêmico Walfredo de Oliveira Rego Filho, ocupante da cadeira nº 29. Patrono: Sebastião José Negreiros Ferreira (Kanela).
Acadêmica Tanara Lauschner, ocupante da cadeira nº 31. Patrono: Ademar Fernando Gunsch Gruber (Xico Gruber).
Acadêmica Maria Tereza Barroso Gomes, ocupante da cadeira nº 33, Patrona: Maria Barroso Gomes.
5. Acadêmico Edson Rolim Negreiros Júnior, ocupante da cadeira nº 40. Patrona: Professora Maria Celeste de Almeida Negreiros.

Conforme anunciado, que em virtude do distanciamento social decorrente da Covid- 19, a Sessão Solene foi realizada de forma presencial e remota pelo meet, então, foram considerados empossados os acadêmicos que estavam presentes nesta duas modalidades.

Pela modalidade remota, foram empossados:
Acadêmica Alessandra Karla Leite. Cadeira nº 5.
Patrono: Raphael Faraco.
Acadêmico José Roberto Quintino de Paiva. Cadeira nº 7.
Patrono: Moisés Hassan da Silva.
Acadêmico Oziel de Sá Dantas (Poeta Branco). Cadeira nº 17.
Patrono: Homero de Miranda Leão
Acadêmica Maria Erinete Straus Nogueira. Cadeira nº 21.
Patrona: Maria da Graça Nogueira
Acadêmica Gláucia Cristina da Silva Freitas. Cadeira nº 25.
Patrono: José Francisco dos Santos (Preto do Boi Bumbá).
Acadêmico Júlio Hatchwell de Almeida. Cadeira nº 39.
Patrono: Salum Elias de Almeida.

Foram considerados empossados os acadêmicos que, por motivo de força maior, não estavam presentes. Eles receberão as suas insígnias, em sessões futuras:
São eles:
Acadêmica Iraildes Caldas Torres, cadeira nº 9.
Patrona: Santina Prado de Negreiros
Acadêmico Francisco Heraldo Santos. Cadeira nº 10.
Patrono: Antonio Nilton Garcia Costa
Acadêmico Carlos Augusto de Almeida. Cadeira nº 11.
Patrono: Antonio Negreiros de Almeida
Acadêmico Herberth Johnson Mac Comb. Cadeira nº 13.
Patrona: Noeme Mc Comb
Acadêmico Silvano de Jesus Quintino Baraúna. Cadeira nº 14.
Patrona: Maria Inês da Rocha Oliveira
Acadêmico Robson Luís Dias Pereira. Cadeira nº 15.
Patrono: Padre Dilson Pereira
Acadêmico Mário Clodoaldo Batistas da Costa. Cadeira nº 16.
Patrono: Emerson de Almeida Negreiros.
Acadêmico Franco Costa. Cadeira nº 19.
Patrono: Joaquim da Conceição das Chagas Breves.
Acadêmico Maciel Luiz Gonzaga Caldas. Cadeira nº 22.
Patrona: Iranildes Gonzaga Caldas
Acadêmico João Augusto da Cruz Monteiro/Augusto Palheira. Cadeira nº 23.
Patrono: Otávio Monteiro Dinely.
Acadêmico Mário Geraldo Rocha da Fonseca. Cadeira nº 35.
Patrona: Raimunda Rocha Fonseca
Acadêmica Rosiana Dias Barrozo. Cadeira nº 37.
Patrono: Antenor Barrozo dos Santos.

Durante a noite, também receberam a honraria as seguintes personalidades: médico Cláudio Chaves, membro titular da Academia Amazonense de Letras, a professora Ismaisa Ferreira Pantoja, de notório saber na língua portuguesa, o Mestre Elias da Silva Souza, professor da Educação Técnica e Tecnologia do IFAM/CMA e, atualmente, diretor geral do IFAM Campus Maués. Também foi considerada empossada membro honorária, a professora Maria Lygia Magnani, mestre de várias gerações, em Maués. Por motivo de saúde, ela não esteve presente na solenidade. E recebeu uma salva de palmas. De igual forma, foi considerada empossada a empresária Mara Suely Ferreira Farias, a qual receberá as suas insígnias, formalmente em sessão futura.

Na sequência, foi feito o juramento pelos nobres acadêmicos titulares: juramentista 1: José Monteiro Gondim Filho (Zequinha Gondim) e a juramentista 2: Tanara Lauschner. Em nome dos acadêmicos, eles fizeram a leitura do juramento, acompanhados pelos confrades e pelas confreiras.

Para fazer o discurso de saudação aos novos sócios, usou da palavra a oradora, acadêmica Leonor Ferreira Neta Toro, seguida do acadêmico Cláudio Chaves – imortal da Academia Amazonense de Letras e padrinho da Academia de Letras de Maués.

Continuando, a palavra foi concedida para o diácono Antonio Cardoso da Silva Neto, representando o pároco de Maués, Padre Marcílio Moutinho.

A seguir, o vereador Paulo Rodrigo fez o discurso, representando a Câmara Municipal de Maués.

Na sequência, todos ouviram a palavra do magnífico reitor da UFAM, professor doutor Sylvio Mário Puga Ferreira, seguida da fala do deputado federal Sidney Leite. O evento finalizou com o discurso da acadêmica Inácia Caldas Puga Ferreira, a presidente da primeira diretoria da Academia de Letras de Maués, que declamou a famosa poesia “Mundurucânia”, de um dos patronos da ALMA, o saudoso poeta maueense Homero de Miranda Leão.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.