]

Manaus, 30/07/2021

Amazonas

Maués comemora 20 dias sem internações por Covid-19

Fotos: Rodrigo Negreiros
Fotos: Rodrigo Negreiros
13/07/2021 15h00

O município de Maués (distante 257 quilômetros de Manaus) comemora 20 dias sem nenhuma internação por Covid-19. O prefeito Júnior Leite (PSC) acredita que se deve à vacinação estar contemplando todas as faixas etárias vacináveis.

“Acreditamos que vacina boa é vacina no braço. Por isso, desde que começamos a receber as primeiras doses, buscamos ter uma grande gestão, para alcançar a maior imunização. No início de maio a população de 18 anos sem comorbidades estava sendo vacinada e já estamos aplicando a segunda dose para este público. Se hoje estamos com nenhuma internação de coronavírus no Hospital Municipal, eu acredito que seja pelo fato de estarmos vacinando em massa”, explica Júnior Leite.

O município não registra morte por Covid-19 desde o dia 25 de junho e nesse período apenas um caso de internação, advindo do município vizinho, Boa Vista do Ramos, no Hospital Dona Mindiquinha.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que atualmente a população acima de 18 anos é constituída por 37.500 habitantes. O total de doses aplicadas para este público é de 36.586 vacinas, sendo o equivalente de 70,08% da população para a primeira dose e 27,48% à segunda dose. Estes números ainda devem crescer, pois equipes da Semsa estão percorrendo as mais de 200 comunidades ribeirinhas do município, aplicando a segunda dose da vacina e também a primeira dose, para aqueles que perderam a oportunidade anteriormente.

“Queremos muito que, da mesma forma de crescimento nas aplicações das doses com o público mais jovens, tenhamos com o público mais velho, pois ainda estamos com somente 40,40% da população geral vacinada com a primeira dose e este número cai para 15,84% da segunda”, comenta Leite.

O prefeito ainda alertou que, para a imunização ser eficaz, deve ser feita em duas doses.