Manaus, 19/04/2024

Política

Medida resulta em melhorias no aporte financeiro e oferta de serviços à população

Medida resulta em melhorias no aporte financeiro e oferta de serviços à população
20/10/2021 20h18

Durante sessão plenária, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), os deputados aprovaram, na manhã desta quarta-feira (20), o Projeto de Lei (PL) de n° 94/2021, que transforma a Fundação de Dermatologia Tropical e Venerologia Alfredo da Matta (FUAM) em Fundação Hospitalar (FHUAM).

Com essa medida a FUAM será habilitada, perante o Ministério da Saúde, e credenciada junto ao Cadastro Nacional de Entidades de Saúde (CNES) como unidade hospitalar, além de ambulatorial, o que resultará em melhorias no aporte financeiro, amplitude de atividades e oferta de serviços à população do Amazonas.

A transformação da Fundação em unidade hospitalar permitirá, ainda, que seja elevada à condição de unidade de ensino junto ao Ministério da Educação (MEC), possibilitando a captação de recursos e a abertura de oportunidades nessa área.

“A Fundação Alfredo da Matta tem essa expertise de tratar todos os tipos de doenças de pele, assim, quem ganha com a Fundação Hospitalar é a população, que terá nesta entidade um serviço público gratuito, com o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS). Então, fico feliz de ter feito parte dessa história”, comentou o deputado estadual Sinésio Campos, que sempre lutou pela ampliação das atividades da Fuam.

A diretora técnica da Fuam, Lucilene Sales, explicou que a mudança não ocorre somente na nomenclatura, mas amplia a capacidade resolutiva de atuar no ensino e na pesquisa, além de habilitar a unidade para outras atividades. “Agora terá recursos não somente do Ministério da Saúde, mas também do Ministério da Educação, pois passa a ser um segmento voltado ao processo educacional, universitário. Vale lembrar que haverá também readequação no quadro de cargos comissionados, entretanto, sem impacto financeiro”.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.