Manaus, 18/04/2024

Brasil

Menina de 10 anos é o sexto caso de menor atingido por bala perdida em um ano no RJ

Menina de 10 anos é o sexto caso de menor atingido por bala perdida em um ano no RJ
26/01/2023 14h50

Rafaelly da Rocha Vieira, de 10 anos, é a sexta criança ou adolescente mortos por bala perdida no último ano no Estado do Rio de Janeiro, segundo a ONG Rio de Paz. A menina foi atingida por um tiro na noite de quarta-feira (25) em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

A menina tinha feito aniversário na última sexta (20) e comemoraria com uma festa no próximo sábado (28). Ela foi levada ainda com vida para uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos.

A madrinha de Rafaelly fez um desabafo durante um protesto de moradores pedindo Justiça, na manhã desta sexta (26).

“Pedir que a Justiça seja feita não vai fazer diferença, não vai trazer a minha afilhada de volta. Todos os dias estamos enterrando crianças no nosso estado. Parem de normalizar o uso de armas. Parem de achar que é normal crianças morrerem todos os dias. Não é normal”, disse Elza Alaíde Menezes.

Rafaelly é a segunda criança morta por bala perdida apenas este ano.

Kevin

Kevin Lucas dos Santos Silva, de 6 anos, morreu  após ser atingido no dia 6 de janeiro do ano passado em Queimados, na Baixada Fluminense — Foto: Reprodução/ TV Globo

O ano passado também registrou crianças atingidas por balas perdidas nos primeiros dias do ano. Kevin Lucas dos Santos Silva, de 6 anos, morreu após ser atingido no dia 6 de janeiro em Queimados, na Baixada Fluminense.

De acordo com testemunhas, ele foi atingido em um dos acessos ao Morro da Torre, no bairro Inconfidência. Uma criança e uma adolescente também foram baleadas. Uma moradora contou que todos estavam ajudando vizinhos com uma mudança quando foram atingidos.

Segundo um comunicado da Polícia Militar, uma equipe do 24ºBPM (Queimados) foi atacada por traficantes da região durante um patrulhamento de rotina no local. Ainda de acordo com a corporação, os policiais precisaram se esconder dos tiros efetuados pelos traficantes.

Kevin foi levado para a UPA de Queimados, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Karina

Karina Sobral de Souza tinha 9 anos quando foi atingida quando brincava com a família na rua, em Angra dos Reis — Foto: Arquivo pessoal

A menina Karina Sobral de Souza, de 9 anos de idade, foi atingida no dia 1° de maio, quando estava brincando na rua com os pais, em Angra dos Reis, na Costa Verde.

De acordo com a Polícia Militar, a família participava de uma atividade de lazer quando um homem passou atirando e fugiu. Karina morreu na hora.

Dias depois, um suspeito do crime foi preso. Segundo os investigadores, ele tentou atirar contra um desafeto, mas acabou atingindo e matando a criança.

Esther

Esther Vitória de Melo Pires, de 5 anos de idade, morreu atingida por uma bala perdida no dia 20 de julho do ano passado, na comunidade do Carvão, em Itaguaí — Foto: Reprodução/ TV Globo

Outra menina, Esther Vitória de Melo Pires, de 5 anos de idade, morreu atingida por uma bala perdida no dia 20 de julho do ano passado, na comunidade do Carvão, em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio.

De acordo com a Polícia Civil, Caio Cezar Barbosa confessou o crime. Ele afirmou que é traficante e ouviu pelo rádio comunicador que usava para falar com comparsas que um inimigo havia entrado na área. Ele disse que encontrou o homem em luta corporal com outro traficante e atirou, mas errou o alvo e acertou a criança.

Esther chegou a ser socorrida e internada no Hospital Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, mas ela não resistiu aos ferimentos.

Lorenzo

Lorenzo Dias Palinhas tinha 14 anos quando foi atingido por uma bala perdida na cabeça durante uma operação policial no Complexo do Chapadão — Foto: Reprodução/ TV Globo

Lorenzo Dias Palinhas tinha 14 anos quando foi atingido por uma bala perdida na cabeça durante uma operação policial no Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio, no dia 28 de outubro de 2022.

Homens da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar faziam buscas na região pelos assassinos do policial rodoviário Bruno Vanzan Nunes, morto em uma tentativa de assalto.

De acordo com a PRF, os agentes foram recebidos a tiros.

Segundo moradores, Lorenzo seria entregador de lanche e não estava envolvido no confronto. Ele morreu na hora.

Juan

Juan Davi de Souza Faria, de 11 anos, foi atingido por uma bala perdida quando comemorava o ano novo com a família em Mesquita, na Baixada Fluminense — Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal

No primeiro dia de 2023, Juan Davi de Souza Faria, de 11 anos, foi atingido por uma bala perdida quando comemorava o ano novo com a família em Mesquita, na Baixada Fluminense.

De acordo com testemunhas, o menino estava em uma cadeira assistindo aos fogos quando foi atingido.

O estudante ainda chegou a ser levado para a UPA de Edson Passos, mas já chegou morto. A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) investiga se ele foi morto por um tiro disparado para o alto durante a comemoração do réveillon.

Rafaelly

Rafaelly, de 10 anos, foi atingida por um tiro na altura do tórax em São João de Meriti, na Baixada Fluminense — Foto: Reprodução/TV Globo

Rafaelly da Rocha Vieira, de 10 anos, foi morta após ser atingida por um tiro no tórax, na noite de quarta.

“Ela teve parada cardiorrespiratória, e todas as tentativas de salvamento foram realizadas, mas, infelizmente, sem sucesso”, informou a Secretaria de Saúde de São João de Meriti.

O episódio foi na Rua Doutor Monteiro de Barros, esquina com a Rua Getúlio de Moura, em São João de Meriti, por volta das 19h30. A Getúlio de Moura é uma das vias mais movimentadas do município.

Moradores contam que homens encapuzados invadiram a rua e começaram a disparar. Rafaelly brincava na rua com outras crianças e foi vítima de uma bala perdida.

O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.