Manaus, 18/05/2024

Mundo

MÉXICO DEPORTA 98 MIGRANTES CENTRO-AMERICANOS APÓS TENTATIVA DE CRUZAR OS EUA

MÉXICO DEPORTA 98 MIGRANTES CENTRO-AMERICANOS APÓS TENTATIVA DE CRUZAR OS EUA
26/11/2018 17h00

G1 –  O governo do México anunciou nesta segunda-feira (26) ter deportado 98 migrantes da América Central após a tentativa fracassada e inesperada de 500 deles de atravessar a fronteira com os Estados Unidos.

“Há 98 pessoas que foram colocadas à disposição do Instituto Nacional de Migração (INM) e foram deportadas”, declarou Gerardo García Benavente, comissário da autoridade de migração, falando à Televisa.

Desesperados, os migrantes, que tinham saído de um abrigo onde estão quase 5 mil pessoas, subiram em uma das cercas na fronteira, o que surpreendeu os policiais mexicanos. Eles foram repelidos com gás lacrimogêneo e balas de borracha por guardas americanos.

A fronteira foi fechada e reaberta horas depois. No entanto, o presidente americano, Donald Trump, afirmou que pode fechá-la permanentemente se for necessário.

“Fecharemos a fronteira permanentemente, se necessário. Congresso, financie o muro!”, declarou no Twitter.

Rodney Scott, chefe da divisão da patrulha americana no setor de San Diego, disse à CNN nesta segunda que “inúmeras” pessoas conseguiram atravessar a fronteira. Segundo Scott, 42 migrantes que cruzaram a fronteira foram presos e a maioria é de homens.

Segundo o governo mexicano, na fronteira estão 7.417 migrantes que chegaram em caravana.

Os milhares de migrantes saíram de países da América Central, como Honduras, Guatemala e El Salvador, e tentam chegar aos EUA em uma tentativa de fugir da pobreza e da violência que assolam seus países.

Como resposta, o presidente dos EUA, Donald Trump, suspendeu por 90 dias a entrada de imigrantes pelo México e assinou uma ordem que impede a concessão de refúgio para quem entrar ilegalmente no país.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X