Manaus, 29/03/2024

Educação

Momentos de lazer e descanso devem fazer parte da rotina de preparação para o Enem

Momentos de lazer e descanso devem fazer parte da rotina de preparação para o Enem
26/10/2021 13h07

Momentos de lazer e descanso devem fazer parte da rotina de preparação para o EnemNem só de estudos vivem os jovens vestibulandos. Para garantir um bom desempenho nas provas, é fundamental manter a saúde física e emocional em dia, aproveitando os momentos de lazer e descanso. Faltando quase um mês para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 120 alunos do Vetor Centro de Estudos tiveram uma tarde diferente para aliviar a tensão e ansiedade da prova. Ao invés de se debruçar nos livros e focar na aula, eles tiveram uma tarde de confraternização, com direito a música, bolo e brincadeiras.

“É um momento em que lembramos aos nossos alunos que, mesmo durante a preparação para as provas, é importante buscar formas de nos distrairmos e continuar fazendo as atividades que mais gostamos com os amigos e familiares”, explica o coordenador pedagógico do Vetor, Albervan Cidrônio.

É nisso que Ana Cláudia Fraji Melo, mãe de Gabriella, de 17 anos, tem apostado. “Acho que estou até mais ansiosa que ela pela prova, além do Enem, ela também participará dos certames das universidades de São Paulo, então para ajudar a tornar esse momento mais leve temos procurado fazer mais programas em família, como viajar ou assistir um filme”, revela.

Aluna do cursinho desde 2019, Gabriella conta que a meta é a aprovação em Medicina e, apesar de ser o curso mais desejado e difícil de ingressar no Brasil, está confiante com o desempenho para as provas do Enem, marcadas para acontecerem nos dias 21 e 28 de novembro. Correção de provas anteriores, hobbies e descanso tem feito parte do seu dia a dia da jovem.

 

“Desde o início da minha preparação procurei delimitar um tempo para estudo e diversão, se em algum dia eu tiver que estudar muito, no dia seguinte, encontro meus amigos e vou ao cinema, se eu não tivesse feito isso acho que teria me sobrecarregado”, conta Pedro Garcia, de 17 anos, que também é aluno do Vetor desde 2019.

Bastante ansioso para a prova, ele avalia que a constância dos simulados e revisões tem trazido confiança nessa etapa da preparação que tem como foco o sonho de estudar Medicina. “Sempre fui apaixonado por biologia, sobre o funcionamento do corpo humano, participei do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) então a escolha do curso foi uma consequência”, acredita Pedro.

Outra que sonha em se tornar caloura em Medicina é Ana Carolina Alves Pinheiro, de 17 anos. Com uma rotina intensa de estudos, ela divide-se entre as aulas do Ensino Médio Técnico e as do Vetor Centro de Estudos. “Eu estou um pouco nervosa, é uma prova importante, sei que haverão outros certames, mas quero me garantir já no Enem”, disse.

No tempo livre, Ana Carolina tem procurado relaxar maratonando suas séries preferidas e encontrando as amigas para colocar o papo em dia. “Isso me ajuda a distrair e diminuir a tensão das provas”, comenta a jovem, que é aluna do Vetor desde 2020.

Dicas do especialista

Além de uma melhora significativa na qualidade de vida do vestibulando, conciliar estudos e lazer evita o esgotamento mental e contribui para o aumento da autoestima, confiança e, principalmente, da capacidade de concentração.

“Nessa reta final de preparação o foco tem que ser o do candidato apostar em maneiras para controlar a ansiedade. Fazer exercícios físicos, meditar, dormir bem, aprender técnicas de respiração e abstrair, porque faltam poucos dias para a prova”, indica o coordenador pedagógico do Vetor, Albervan Cidrônio.

Ele afirma que esse é o momento de ser estratégico, por isso, resolução de provas antigas e focar no conteúdo que possuem maior dificuldade devem passar a fazer parte da rotina dos candidatos. “Dessa forma eles já estarão familiarizados com a estrutura da prova, com os enunciados e não terão surpresas”, afirma o coordenador.

Para quem planeja recuperar o tempo perdido e estudar ou revisar somente agora todo o conteúdo da prova, o coordenador pedagógico do Vetor alerta que infelizmente poderá não ter o desempenho esperado e se frustrando a poucos dias para a prova.

“Estudar tudo o que ele deveria ter estudado em tão pouco tempo é impossível, porque a preparação para uma prova é uma construção de um conhecimento, principalmente no caso do Enem, que a matriz referencial é muito ampla e exige do aluno muitas competências e habilidades. Somente a prova de Natureza, por exemplo, são oito competências e 30 habilidades”, informou Albervan Cidrônio.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.