Manaus, 16/05/2024

Amazonas

MORADORES DA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO, NO CAREIRO DA VÁRZEA SOFREM COM A FALTA DE ÁGUA

MORADORES DA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO, NO CAREIRO DA VÁRZEA SOFREM COM A FALTA DE ÁGUA
15/01/2019 12h00

Os moradores da comunidade São Francisco, no município do Careiro da Várzea, denunciam a falta de manutenção no sistema de abastecimento de água do Município.  Segundo moradores há mais de três meses que o sistema parou totalmente por falta de manutenção.

“A situação aqui no Careiro da Várzea, na comunidade São francisco está crítica e desumana. Há 3 meses o sistema de abastecimento de água parou devido nunca ter tido uma Manutenção, nossa comunidade está vivendo dias difíceis “. Comentou um morador que pediu para não se identificar

Osmir Medeiros, secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos de Careiro da Várzea, informou que a prefeitura está trabalhando para atender as 73 comunidades do município. “Com exceção da sede municipal, onde o serviço de fornecimento de água potável é de responsabilidade do Estado, por meio da Cosama, todos os demais sistemas comunitários são de responsabilidade da Prefeitura de Careiro da Várzea. Temos planos de manutenção para cada uma das comunidades em que já existem sistemas de água potável, e para construção naquelas ainda não abastecidas”.

O secretário de Obras informou que estão trabalhando para terminar uma das Estação de Tratamento de Água (ETA) que tem o prazo de ficar pronta até sexta-feira (18).  “No bairro Gutierrez o sistema era composto por uma captação de água fluvial com tratamento através de uma ETA – Estação de Tratamento de Água, e por um poço artesiano com 110 metros de profundidade e vazão média, implantados quando o bairro não tinha mais do que 1/3 (um terço) da população que tem atualmente”.

“Iniciamos a perfuração de um novo poço, no terreno da Escola Municipal Balbina Mestrinho, que é de baixa vazão mas já se encontra em funcionamento e está conectado à rede,  até a sexta-feira, dia 18, teremos a ETA, o poço antigo e o poço novo produzindo água limpa, o que nos dará a capacidade de fornecer água.  Isso está longe de ser o ideal, acreditamos, sinceramente, que a partir de 2019 as perspectivas são de aceleração desses projetos, por meio de parcerias com o Governo Federal e o Governo do Estado, as quais já vêm sendo discutidas.” afirmou Osmir Medeiros

Em relação as comunidades rurais do município, o secretário de obras afirma que estão trabalhando para implantar as ETA. ”  Quanto às comunidades rurais, cada uma é um caso diferente. Para distritos como a Terra Nova, onde as comunidades estão situadas em linha e têm relativa proximidade, a solução deverá ser a de captação fluvial com estação de tratamento, armazenagem e distribuição em rede única. A mesma solução está sendo estudada para outros distritos que têm configurações semelhantes, como o Parauá e o Curari.

Nas comunidades em que não há outro jeito a não ser o sistema isolado, vamos restaurar os já existentes com o melhoramento da qualidade da água a partir da implantação de filtros específicos, por exemplo. Em outras, nas quais até hoje não existem sistemas públicos, estamos trabalhando para fazer a implantação”. Afirmou Osmir Medeiros

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X