Manaus, 25/04/2024

Amazonas

Moradores de São Paulo de Olivença comemoram a conclusão da implantação de LED no município

default
default
06/12/2022 14h20
As 1,2 mil luminárias de LED instaladas em São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus), na região do Alto Solimões, são motivo de comemoração entre os moradores, tanto da sede do município quanto das comunidades beneficiadas com a nova tecnologia. Com a conclusão dos serviços do programa Ilumina+ Amazonas, do Governo do Estado, adultos e crianças podem aproveitar melhor as ruas, praças e até a orla da cidade durante o período noturno.
O programa de modernização da iluminação pública do interior do Amazonas é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Segundo o coordenador executivo do órgão, engenheiro civil Marcellus Campêlo, com os trabalhos concluídos em São Paulo de Olivença, já são 25 municípios e 34 comunidades beneficiadas pelo programa.
“Além das áreas urbanas, o programa tem contemplado comunidades rurais e indígenas. Em São Paulo de Olivença foram atendidas Monte Santo, onde vivem os povos da etnia Kokama e a comunidade Bom Sucesso, que fica em uma região estratégica para a produção rural no Alto Solimões”, observa.
Na área urbana, os bairros Betânia e São Joaquim receberam iluminação pública pela primeira vez, enquanto nos demais foi feita a substituição das lâmpadas antigas de vapor metálico, de mercúrio, de sódio e mistas pelas luminárias modernas. O prefeito Nazareno Martins destacou a importância da parceria entre a Município e Estado para a implantação da iluminação pública de qualidade. “Só tenho a agradecer”, disse.
Na comunidade Bom Sucesso, Lorena Lopes, de 11 anos, aproveitou a nova iluminação do local para jogar bola com os amigos e andar de bicicleta à noite. “Fico muito feliz de ter essa iluminação. Antigamente, à noite, não dava para fazer nada. Agora, está bonito, claro, dá para andar sem lanterna, dá para a gente dar uma volta, jogar bola no campo aqui da frente, ir à praia, porque já tem lâmpada lá”, afirmou.
Enquanto as crianças aproveitam para brincar, os adultos têm menos preocupação, porque não os perdem de vista devido à claridade proporcionada pelo LED. “Agora dá para enxergar até o final da nossa rua. Antes, a gente não tinha essa visão ampla. Ter uma iluminação dessas em frente às nossas casas faz com que a gente veja o que está acontecendo na rua inteira. Só tenho a agradecer”, afirmou Josenilson Patrício, de 30 anos, também morador da comunidade Bom Sucesso.
Como a implantação das luminárias em São Paulo de Olivença ocorreu em tempo recorde, em apenas uma semana, alguns moradores se surpreenderam com a transformação visual da cidade, como é o caso do morador Sávio Gomes, do bairro Nosso Senhor do Bonfim. “A população se espantou um pouco né. De uma hora para a outra, a gente vê as ruas já iluminadas. Para a gente, é uma conquista, porque não tínhamos iluminação em alguns pontos da cidade e algumas ruas eram escuras”, disse.
Segundo a Avanço Construções, empresa responsável pela execução dos serviços no interior, desde maio de 2022 já foram implantados mais de 53 mil pontos de iluminação em 25 municípios e 34 comunidades rurais, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas. Até o dia 20 de dezembro, os trabalhos serão concluídos em Codajás, Apuí e Anori.
Vantagens – A iluminação de LED é a mais vantajosa e eficiente, com redução de até 60% no consumo de energia. O uso da tecnologia também reduz as emissões de gás carbônico na atmosfera, considerando que a geração de energia em quase todo o interior do Amazonas é proveniente de termelétrica e depende da queima de combustíveis fósseis. Diferente das lâmpadas comuns utilizadas por quase todos os municípios, o LED não possui mercúrio na composição, metal altamente tóxico e prejudicial à saúde.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.