]

Manaus, 27/07/2021

Cidade

Moradores do ‘Cidadão Manauara 2’ recebem conclusão de plano social da Prefeitura de Manaus

Moradores do ‘Cidadão Manauara 2’ recebem conclusão de plano social da Prefeitura de Manaus
07/07/2021 14h10

Os beneficiários do residencial “Cidadão Manauara 2”, etapa A – programa habitacional da Prefeitura de Manaus, participaram da atividade final do Plano de Trabalho Social (PTS), dentro do “Minha Casa, Minha Vida”, nesta terça-feira, 6/7, realizada no próprio conjunto, no Santa Etelvina, zona Norte, promovida pela Vice-presidência de Habitação e Assuntos Fundiários (Vpreshaf), órgão ligado ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Os moradores têm apoio da Vpreshaf para garantir orientação e suporte após a ocupação dos imóveis realizada no ano passado. Capacitações, cursos, suporte e trabalho social ocupam a agenda das famílias do residencial.

Neste último módulo, os mutuários receberam palestra de orientação sobre participação comunitária e promoção de condutas ligadas ao bom funcionamento dos espaços comuns e equipamentos de uso público disponibilizados no empreendimento.

O sonho da casa própria é acompanhado de um amplo plano de trabalho social, para que os donos de seus apartamentos possam ter o melhor uso e maior benefício do empreendimento. “Dentro de um plano social, os beneficiários recebem acompanhamento nesse novo morar, nesse novo lar, e ações como as que estão sendo realizadas hoje, com parcerias”, afirmou o vice-presidente de Habitação, Renato Queiroz.

Na finalização de ontem, participou o chefe da Divisão de Habitação da Vpreshaf, Adail Alves.

Informações

Entre as informações e atividades oferecidas durante o plano, os moradores receberam informações sobre acesso a tarifas sociais e serviços públicos na área de educação, lazer, segurança pública e assistência social; orientações quanto ao Cadastro Único dos programas sociais do governo federal, como CadÚnico e Bolsa Família; funcionamento do Escritório de Atendimento Local (EAL); e palestras sobre organização comunitária e representações. As capacitações são oferecidas gratuitamente.

“Também tratamos de segurança e prevenção de acidentes domésticos; acesso a tarifas sociais e para microcrédito produtivo e encontros sobre funcionamento dos espaços comuns, ressaltando normas de convivência e boas condutas, além de temas relacionados à higiene, saúde e doenças”, destacou Renato Queiroz.

Habitação

O prefeito David Almeida tem uma meta de construção de 5 mil unidades habitacionais de interesse social em diversos bairros da capital. Além da construção das unidades e do loteamento de terrenos, a gestão está trabalhando fortemente na regularização fundiária em bairros e ocupações consolidadas.

“O prefeito tem uma meta de construir 5 mil unidades habitacionais de interesse social e atuar intensamente na regularização fundiária, dando à população beneficiada a segurança jurídica para seus patrimônios. O Implurb está atendendo ao plano do prefeito e atuando com segmentos privados e entidades da sociedade civil organizada”, explicou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

O programa da Prefeitura de Manaus para habitação é o “Casa para Todos”, que prevê a construção de novos conjuntos habitacionais, além da oferta de lotes pequenos e urbanizados. David Almeida explicou que o projeto prevê a criação de um Núcleo de Apoio Técnico à Moradia, que será responsável por orientar o cadastramento das famílias nos programas habitacionais.

Manauara 2

Os moradores dos conjuntos residenciais Manauara são isentos de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por lei municipal, além do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

O atendimento ao público externo está suspenso presencialmente em razão dos decretos para evitar contágio e ter controle da pandemia. A vice-presidência funciona na avenida Coronel Teixeira, s/nº, Ponta Negra, zona Oeste, no prédio administrativo do complexo turístico do parque. Agendamentos poderão ser feitos pelo e-mail [email protected].