Moradores afetados pela forte chuva que caiu em Manaus na madrugada desta quinta-feira (1º) relatam a tensão, no momento em que água invadiu casas. Eles também somam prejuízos, como a perda de móveis. Até o momento, a Defesa Civil registrou 18 ocorrências na capital, entre alagamentos, desabamentos e deslizamentos.
De acordo com o órgão, em quatro horas, choveu 100mm, o que equivale a 100 litros de água por metro quadrado.
As zonas Leste, Norte e Oeste são as mais afetadas pelos problemas causados pela chuva.
Na Comunidade São Sebastião, bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus, parte da residência da aposentada Luzia Cordeiro desabou. A lama também invadiu a casa da idosa, e a força da água destruiu móveis.
Luzia relatou que ela e a neta foram resgatadas por vizinhos. A idosa teve ferimentos leves causados pelo desabamento.
“A parede desabou com os armários em cima de mim. […] quando o armário caiu, fechou uma porta e não conseguíamos tirar o móvel que estava na frente e a minha neta estava presa no quarto. Eu entrei em desespero. Jorrava água de todos os lados”, relatou Luzia.
Em outro ponto da Zona Sul de Manaus, no Beco do Milionários, a dona de casa Lene, relatou que acordou com água casa alagada. Com a chuva, a família perdeu diversos móveis.
“Eu acordei com a água dentro de casa. Tudo foi alagado, não deu tempo de salvar nada. Sempre alaga, mas não dessa forma […] O que deu para salvar, estamos salvando. Foi um grande desespero”, contou Lene.
Na Avenida Atlântica, também na Zona Sul, uma cratera se abriu e “engoliu” dois carros. Na mesma avenida, o muro de uma casa também desabou.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, equipes do órgão foram enviadas aos locais afetados para avaliar os riscos e danos da ocorrência.
A Defesa Civil Municipal registrou alagamentos na Rua Paraibana, bairro Raiz; na Rua Boa Sorte, bairro Presidente Vargas; na Alameda 10 de Julho, bairro Petrópolis; e na Alameda Luiz de Camões, bairro Santo Antônio.
Também foi registrado desabamento de muro, na Rua Sobrinho Maranhão, bairro São Francisco; um desabamento de Marquise na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro; um deslizamento de Barranco, na Rua Vicente Torres, bairro São Jorge; e um desabamento parcial de casa de alvenaria, na Rua Grapia, bairro Monte das Oliveiras.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
X