Manaus, 19/04/2024

Cidade

Moradores relatam tensão e somam prejuízos após forte chuva em Manaus: ‘entrei em desespero’

Parte de uma casa desabou durante a chuva na Zona Sul de Manaus. — Foto: Rede Amazônica
Parte de uma casa desabou durante a chuva na Zona Sul de Manaus. — Foto: Rede Amazônica
01/12/2022 15h50

Moradores afetados pela forte chuva que caiu em Manaus na madrugada desta quinta-feira (1º) relatam a tensão, no momento em que água invadiu casas. Eles também somam prejuízos, como a perda de móveis. Até o momento, a Defesa Civil registrou 18 ocorrências na capital, entre alagamentos, desabamentos e deslizamentos.

De acordo com o órgão, em quatro horas, choveu 100mm, o que equivale a 100 litros de água por metro quadrado.

As zonas Leste, Norte e Oeste são as mais afetadas pelos problemas causados pela chuva.

Desabamento parcial de casa

Na Comunidade São Sebastião, bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus, parte da residência da aposentada Luzia Cordeiro desabou. A lama também invadiu a casa da idosa, e a força da água destruiu móveis.

Luzia relatou que ela e a neta foram resgatadas por vizinhos. A idosa teve ferimentos leves causados pelo desabamento.

“A parede desabou com os armários em cima de mim. […] quando o armário caiu, fechou uma porta e não conseguíamos tirar o móvel que estava na frente e a minha neta estava presa no quarto. Eu entrei em desespero. Jorrava água de todos os lados”, relatou Luzia.

Alagamentos

Em outro ponto da Zona Sul de Manaus, no Beco do Milionários, a dona de casa Lene, relatou que acordou com água casa alagada. Com a chuva, a família perdeu diversos móveis.

“Eu acordei com a água dentro de casa. Tudo foi alagado, não deu tempo de salvar nada. Sempre alaga, mas não dessa forma […] O que deu para salvar, estamos salvando. Foi um grande desespero”, contou Lene.

Carros ‘engolidos por cratera’

Na Avenida Atlântica, também na Zona Sul, uma cratera se abriu e “engoliu” dois carros. Na mesma avenida, o muro de uma casa também desabou.

Ocorrências

De acordo com a Defesa Civil Municipal, equipes do órgão foram enviadas aos locais afetados para avaliar os riscos e danos da ocorrência.

A Defesa Civil Municipal registrou alagamentos na Rua Paraibana, bairro Raiz; na Rua Boa Sorte, bairro Presidente Vargas; na Alameda 10 de Julho, bairro Petrópolis; e na Alameda Luiz de Camões, bairro Santo Antônio.

Também foi registrado desabamento de muro, na Rua Sobrinho Maranhão, bairro São Francisco; um desabamento de Marquise na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro; um deslizamento de Barranco, na Rua Vicente Torres, bairro São Jorge; e um desabamento parcial de casa de alvenaria, na Rua Grapia, bairro Monte das Oliveiras.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.