Manaus, 18/05/2022

Cultura e Entretenimento

Morre Sidney Rezende, cantor e compositor do Garantido

Morre Sidney Rezende, cantor e compositor do Garantido
09/04/2022 12h00

Morreu neste sábado (9), o músico Sidney Rezende, em consequência de uma parada cardíaca. O artista era referência na composição de toadas que marcaram o Festival Folclórico de Parintins.

Sidney fez história no boi-bumbá Garantido, onde contribuiu na produção musical, compondo toadas que marcaram época e levando novos elementos musicais ao gênero.

O cantor e compositor também trabalhou no Caprichoso ao longo da carreira. Ele á pai da jornalista Flávia Rezende.

O Garantido lamentou a morte do artista, que era natural de Minas Gerais,  mas viveu por 30 anos em Parintins.

É com enorme tristeza que a Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido (AFBBG), se despede do artista, cantor, compositor, músico, produtor, sócio e torcedor do Boi Garantido, Sidney Rezende.

Gigante no talento e único em sua história, Sidney transformou a musicalidade das toadas do boi-bumbá de Parintins. Seu estilo refinado e apuro técnico impactaram a tal ponto, que sua contribuição é unanimidade na acirrada rivalidade entre o Garantido e o contrário.

Sidney hoje é pranteado dos dois lados da festa. Sua chegada, há mais de três décadas, à Parintins resultou na mudança estrutural sonora de execução do ritmo parintinense.

De origem altamente percussiva, com Sidney Rezende a toada ganhou refinamento das cordas e a alegria dos ataques de metais. Sidão potencializou comercialmente nossa música.

Por tudo isso, sua partida é ‘uma nota triste em meio a enorme partitura de sua existência’. Obrigado Sidney Rezende. Muito obrigado! Aplausos ao maestro! ‘Alguns cantarão daqui, outros do eternidade…’”.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.