Manaus, 17/05/2024

Amazonas

MOTORISTAS DE APLICATIVOS DISCUTEM MEDIDAS DE SEGURANÇA COM REPRESENTANTES DA SEJUSC,CIOPS E SSP-AM

Foto: Divulgação/ Sejusc
Foto: Divulgação/ Sejusc
28/11/2019 14h29

Com o objetivo de reivindicar mais segurança para os profissionais motoristas de aplicativos, na manhã desta quarta feira (27/11), um grupo de representantes da categoria estiveram na sede da Polícia Civil do Amazonas para se reunirem com a representante da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Caroline Braz, juntamente com o Secretário Rômulo Zurra da Secretaria de Articulação Social e Comunitária da Casa Civil (Seasc) e também os representantes da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), delegado Orlando Amaral e o Major Alexandre Matos, que é coordenador do do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Durante a reunião, representando o Governo do Estado, a secretária Caroline Braz, ressaltou o compromisso que o Governo com o sistema de Segurança Pública, e afirmou que a Sejusc fará a doação de um adesivo para facilitar a identificação e as abordagens policiais aos motoristas de aplicativos.  A expectativa é que os adesivos já sejam distribuídos aos motoristas a partir do próximo. Os detalhes serão anunciados posteriormente.

A medida é parte de uma série de ações em curso para aumentar a segurança no serviço, bem como trazer mais cidadania a população manauara. Além de estabelecer metas para abordagem de motoristas dessa modalidade, Caroline Braz vai a sede da Defensoria Pública do Estado propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com a parceria do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) para cobrar metas claras das empresas para aumentar a segurança dos usuários e dos motoristas.

A reunião também teve como finalidade elaborar, em conjunto, soluções de segurança e alinhamento de competências por parte de órgãos governamentais.

Medidas

No encontro, ficou definido que serão adotadas medidas de curto, médio e longo prazos, segundo o delegado adjunto Orlando Amaral. Inicialmente, a adesivagem vai identificar os veículos como “parceiros da polícia”. A ideia é fazer com que as abordagens policiais sejam melhor direcionadas, inibindo a ação de criminosos, tanto de assaltantes quanto daqueles que utilizam o serviço para transporte de drogas e armamentos.

Atualmente, a SSP-AM mantém um projeto-piloto de monitoramento com cerca de mil motoristas de transporte por aplicativo. A expectativa é que o projeto seja ampliado. Esse projeto utiliza um aplicativo gratuito, conhecido como Drive Social, que é conectado diretamente ao sistema de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Empresas serão cobradas – O secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, vai pedir apoio ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM) para que as empresas de transporte por aplicativo adotem mecanismos para melhorar a segurança dos usuários e dos próprios profissionais. Levantamento feito pela SSP-AM aponta que o sistema é falho e vem expondo usuários a riscos. Na maioria dos casos registrados, inclusive de homicídios, as vítimas foram buscar os suspeitos após a solicitação de corridas.

A expectativa da SSP-AM é que as empresas assumam compromissos para aperfeiçoar seus sistemas internos de controle, aumentando a segurança para quem usa o aplicativo e das pessoas que estão trabalhando com ele.

*Com informações da Sejusc

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

X