Manaus, 23/04/2024

Amazonas

Movimento Ficha Verde solicita que prefeito Arthur Neto não sancione Lei que prejudica área de proteção ambiental em Manaus

Movimento Ficha Verde solicita que prefeito Arthur Neto não sancione Lei que prejudica área de proteção ambiental em Manaus
30/12/2020 11h10

O Movimento Ficha Verde (MoFV) enviou nesta terça-feira, dia 29, uma Nota ao prefeito Arthur Neto solicitando que vete o Projeto de Lei 280/2020, que promove a revisão de limites e prejudica a Área de Proteção Ambiental (APA) da Floresta Manaós, localizada na região do campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e representa importante espaço de preservação do meio ambiente na cidade.

        O PL 280/2020 é de autoria do vereador Reizo Castelo Branco Maués, que tramitou e foi aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) indicando a exclusão de uma única área dos limites existentes da APA Floresta Manaós. Segundo os membros do MoFV, essa área é a mesma que está sendo pleiteada desde 2016 por uma empresa privada para mudança de uso do solo, permitindo a construção de um posto de gasolina no local. O processo de mudança foi negado em todas as instâncias jurídicas, principalmente por estar em área vetada para esse tipo de empreendimento e também atendendo a uma mobilização popular.

        Na Nota enviada ao prefeito, o Movimento Ficha Verde informa que a APA Floresta Manaós possui um conselho constituído pela Portaria nº 91/2017–GS/SEMMAS, autorizada pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson Junior, e denominado “Conselho    Consultivo    da APA  UFAM,  INPA,  ULBRA,  Elisa Miranda, Lagoa do Japiim e Acariquara”. O Conselho está em funcionamento e é composto por renomadas instituições da cidade. De acordo com o MoFV, o Conselho da APA não foi consultado sobre a Lei em questão.

As instituições que fazem parte do Conselho são: Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (IMPLURB), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Centro Universitário Luterano de Manaus (CEUM/ULBRA), Conjunto Acariquara e Movimento Educar  para Cidadania.

Outros pontos indicados na Nota do MoFV, apresentada ao prefeito, é que não ficou esclarecido a que interesse público a Lei vai atender e, ao contrário do que foi indicado e aceito no parecer da proposta, a área possui uma cobertura florestal em bom estado de conservação e cumprindo seu papel ecológico. Além disso, a região é uma área de proteção do Sauim de Coleira (Saguinus bicolor), espécie ameaçada de extinção com registros frequentes de sua presença neste fragmento florestal.

“É preciso proteger a área de ocorrência do Sauim de Coleira, diminuindo a pressão de perda e fragmentação de habitat, e favorecendo o estabelecimento de populações geneticamente viáveis para a espécie. Vale ressaltar que o Sauim é a espécie símbolo de Manaus e essa ação fere os princípios, e motivações que resultaram na criação desta importante Unidade de Conservação para a cidade”, comentou um dos membros do Movimento Ficha Verde e Coordenador do Programa de Interesse do Meio Ambiente, Neliton Marques.

        Ele informa ainda que o Movimento Ficha Verde solicita que o prefeito Arthur Neto não sancione essa Lei pois, por menor que seja a área afetada, sua exclusão fragilizará a proteção da APA Floresta Manaós e a qualidade de vida dessa área residencial. Essa ação do Movimento também reforça as ações de outras instituições de Manaus sobre o assunto e ao abaixo-assinado online realizado pelo Coletivo Floresta Manaós, que já tem mais de 800 assinaturas pedindo que o prefeito não sancione a lei. O abaixo-assinado pode ser acessado através do site: https://bit.ly/3pz6k1D.

Ficha Verde

O Ficha Verde é um movimento suprapartidário, aberto e colaborativo que tem como objetivo promover o protagonismo da sociedade civil na agenda socioambiental. Nascido no Amazonas, tem como foco discutir, propor e monitorar ações na área ambiental no estado do Amazonas e na Amazônia.

O movimento atua com objetivo de alcançar melhorias na conservação da natureza e na qualidade de vida da sociedade. Para saber mais ou participar do movimento, basta acessar: www.movimentofichaverde.wordpress.com.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.