Destaques

MPAM E DPE Recomendam Suspensão Do ENEM Em Parintins, Nhamundá E Barreirinha

Candidatos fazem provas do Enem neste domingo na União Pioneira de Integração Social  na Aasa Sul
Candidatos fazem provas do Enem neste domingo na União Pioneira de Integração Social na Aasa Sul

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) e Defensoria Pública do Estado (DPE) expediram, nesta quarta-feira (13/01), Recomendação Conjunta, destinada às Prefeituras de Parintins, Nhamundá e Barreirinha para que determinem a suspensão da aplicação da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), impedindo a sua realização, prevista para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

No documento, as duas instituições levam em consideração os altos números de infectados pelo novo coronavírus e que, naquela região do baixo rio Amazonas, a cidade de Parintins é a que recebe os pacientes de média gravidade; que o decreto estadual 43.277, de 12 de janeiro de 2021, interrompeu o transporte aquaviário, sem o qual milhares de estudantes inscritos nas localidades ribeirinhas ficarão impossibilitados de irem até as referidas cidades para prestarem o exame, entre outros.

A Recomendação cita ainda que as autoridades devem informar, num prazo de 24 horas, se as medidas recomendadas serão acatadas. E que a publicidade dessas medidas seja feita de todas as maneiras possíveis para o conhecimento da população.

Assinaram a Recomendação Márcio Melo (Promotor de Justiça de Barreirinha), Marina Maciel (Promotora de Justiça de Parintins), Enale Coutinho (Defensor Público) e Gabriela Gonçalves (Defensora Pública).