]

Manaus, 26/01/2022

Cidade

Nas ruas, agentes comunitários colaboram para melhoria da saúde da população

Nas ruas, agentes comunitários colaboram para melhoria da saúde da população
08/01/2022 15h00

Durante o mês de janeiro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), tem intensificado a busca  ativa de casos suspeitos de hanseníase em domicílios. A ação, em alusão ao “Janeiro Roxo”, destina equipes treinadas de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) a 12 bairros de Manaus. A estimativa é que sejam realizadas 5.530 entrevistas em 1.106 imóveis. Fazendo parte da ação, a ACS Elizete da Silva Oliveira, de 44 anos de idade e 23 como servidora da Semsa, sente orgulho de colaborar com a saúde da população, mesmo estando longe dos consultórios e unidades de saúde.

“Eu me sinto muito envolvida e orgulhosa ao ajudar a população, orientando sobre a hanseníase e outras doenças. Por meio de nosso trabalho de diagnóstico precoce garantimos o tratamento em tempo oportuno na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima”, destacou Elizete.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae). Sua transmissão ocorre quando uma pessoa doente, sem ter iniciado o tratamento, elimina o bacilo por meio de secreções nasais, tosses ou espirros. A transmissão requer um convívio próximo e por tempo prolongado, por isso a busca ativa é tão importante no combate à doença.

“Neste ano melhoramos nossa forma de abordagem indo além de passeatas e palestras. Com a busca ativa temos questionários, que vêm mostrando melhores resultados, deixando os usuários mais à vontade para as respostas, conseguindo alcançar nosso objetivo de trazê-los até o atendimento na UBS”, explicou Elizete.

Após a visita dos ACSs aos domicílios, os formulários das entrevistas, devidamente preenchidos, serão encaminhados para avaliação pelas equipes das unidades de saúde mais próximas das residências. Dependendo do caso, com a confirmação da suspeita da hanseníase, será feito o agendamento para consulta com uma equipe especializada para confirmar ou descartar o caso. A consulta vai ocorrer no período de 19 a 21 de janeiro em 11 unidades de saúde, com médicos dermatologistas, fisioterapeutas, médicos clínicos e enfermeiros.

 

Saúde na comunidade

 

A hanseníase não é a única área de atuação dos ACSs. Ao longo do ano, eles realizam diariamente visitas, fazendo a orientação e  prevenção das famílias com médicos e enfermeiros.

“Nós nos preparamos diariamente. Saímos a rua para fazer todo o tipo de levantamento, dentro da nossa região, como da vacinação, de crianças, de idosos, de grávidas, dos adolescentes, de hanseníase, tuberculose, HIV e outras ISTs, entre outras situações, e também fazemos as buscas ativas diariamente com médicos e enfermeiras onde fazemos as consultas, preventivos, vacinação, hipertensão, diabete, planejamento familiar e diversos outros serviços”, concluiu Elizete.

 

NOTA

 

Inscrições para cadastro de artesãos

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) reabriu as inscrições para artesãos locais que queiram se cadastrar no departamento de Economia Solidária e Criativa do órgão. O cadastro é voltado aos profissionais residentes em Manaus, que trabalham com todas as variedades de produtos artesanais e pode ser feito pelo link https://forms.gle/4DWawYGfBzHsMrB19 .

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.