Manaus, 02/02/2023

Amazonas

‘Natal do CER’ reúne familiares e crianças PcD em tratamento na Policlínica Codajás

‘Natal do CER’ reúne familiares e crianças PcD em tratamento na Policlínica Codajás
13/12/2022 16h30

Em comemoração ao mês natalino, a Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) localizada no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, realizou, nesta terça-feira (13/12), o “Natal do CER”, evento voltado às crianças com deficiência em tratamento na unidade estadual de saúde, assim como familiares, amigos e funcionários da Policlínica.

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) tipo IV, localizado na Policlínica Codajás, é um ponto de atenção ambulatorial responsável pela reabilitação e habilitação de pessoas com deficiência dos módulos físico (ortopédico, neurológico e com estomias), intelectual, auditiva e visual, e responsável pela dispensação de cadeiras de rodas.

Segundo o diretor do CER, Ráiner Figueiredo, a confraternização costuma acontecer mensalmente, e no mês de dezembro, a ideia do “Natal do CER” animou a equipe para desenvolver atividades socioeducativas.

“Nesse momento, é muito importante para os pacientes que a gente faça essa inclusão deles com todos os outros pacientes. A gente precisa realmente fazer isso para mostrar que realmente eles podem estar em uma sociedade mais inclusiva”, afirmou o diretor.

A programação contou com a presença do Papai Noel, atividades recreativas e educativas, sorteio de brindes, lanche e guloseimas, para pacientes e familiares.

O evento tem por objetivo reunir as crianças em tratamento, promovendo mais inclusão e difundindo o sentimento de esperança e magia que o Natal proporciona a todos.

A assistente de comunicação Luciana Nogueira, de 34 anos, acompanhou o sobrinho, Enzo Emanuel, de 7 anos, na apresentação. Paciente há pouco menos de um ano, Enzo tem paralisia cerebral e recebe atendimentos diversos no CER.

“O Enzo adora estar no meio dessas confraternizações! E é muito gratificante, a gente se sente bem, mais por ele, porque ele se sente bem, se sente à vontade, já se sente em casa, então eu só tenho a agradecer. Eu fico emocionada, o coraçãozinho fica apertado, é muito gratificante”, disse.

Atendimentos
Atualmente, o Centro Especializado em Reabilitação da Policlínica Codajás realiza cerca de 5 mil atendimentos por mês, com serviços e atendimentos diversos. Desse total, 15% são crianças abaixo de 13 anos.

São mais de 500 famílias atendidas no CER, sendo 5% delas provenientes do interior do estado.

“Foi um ano altamente produtivo. Em abril, nós inauguramos um espaço totalmente revitalizado pelo Governo do Estado. Uma obra que estava parada há oito anos, com o governador Wilson Lima a gente conseguiu entregar para população totalmente equipada com novos equipamentos, novos profissionais, e a gente conseguiu ampliar o número de atendimentos”, afirmou Ráiner Figueiredo.

FOTOS: Tácio Melo/Secom

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.