Manaus, 05/12/2022

Esportes

Neymar inicia a Copa em sua melhor versão e pode superar marca de Pelé

(Imagem: Reuters/Ricardo Moraes)
(Imagem: Reuters/Ricardo Moraes)
24/11/2022 13h50

Em seu apogeu técnico e físico, Neymar começa hoje a trajetória na Copa do Mundo do Catar em sua melhor versão. Afastado das controvérsias e aparentemente focado, o craque de 30 anos tem a maior chance da carreira de liderar a seleção brasileira na perseguição ao título mundial.

O jogo das 16h contra a Sérvia, no Estádio Lusail, é o primeiro passo que ele pretende dar rumo à consagração da equipe, com o hexacampeonato, e a dele próprio, com a conquista do que seria o seu maior e mais importante título.

Embora diga que as marcas pessoais são deixadas em segundo plano diante da possibilidade de colocar a sexta estrela na camisa do Brasil, exibições de brilho no Catar podem recolocar o astro do PSG entre os melhores do mundo e fazer até com que ele supere Pelé, tornando-se o maior goleador da história da amarelinha, ao menos nas contas da Fifa.

Neymar dá a largada em seu terceiro Mundial com 75 gols em 121 partidas pelo Brasil. No cômputo da Fifa, que considera apenas jogos oficiais, está a dois do Rei, com 77 em 91 duelos. No entanto, na contagem da CBF, que leva em conta todas as partidas, Pelé tem 95 bolas na rede em 113 confrontos.

A obsessão que ele tem em ganhar o seu primeiro troféu mundial fica clara nas redes sociais. Recentemente, colocou a sexta estrela acima do símbolo da CBF em seu calção, o que motivou um jornal alemão a chamá-lo de arrogante. Nesta quarta-feira, Neymar respondeu pelas redes sociais: “Sonhar, almejar e colocar seu objetivo como prioridade não é menosprezo aos seus rivais e sim uma meta pra você ir em busca”, postou.

Discrição

Em Doha com a delegação brasileira desde sábado, Neymar tem aparecido pouco. Virtualmente, faz poucas publicações, todas relacionadas com a Copa do Mundo, como fotos com outros atletas em treinos e uma imagem de terno no momento em que desembarca no Catar. “Caçador de sonhos”, escreveu o jogador em uma dessas postagens. “Companheirismo é a base fundamental da verdadeira conquista”, disse em outra.

Não há notícias polêmicas nas quais esteja relacionado. Os “parças” e os familiares, incluindo o pai, figura ativa na carreira do atleta, viajaram ao Catar, mas, por enquanto, isso não tem sido um problema na concentração da seleção.

Os parentes e amigos dos atletas têm uma área que podem frequentar no QG da equipe, o Grand Hamad Stadium. A presença no Westin Doha, o hotel em que está hospedada a delegação, está vetada.

Destinado a brilhar desde os 12 anos, quando já era uma promessa, Neymar tem talento incompatível com a gestão de sua carreira, que lhe causou problemas. E teve problemas físicos que frustraram sua participação nas Copas de 2014, no Brasil, e 2018, na Rússia.

As controvérsias, bem como as lesões, porém, parecem ter ficado no passado, tanto que o desempenho no PSG e na seleção mostra a melhor de suas versões tecnicamente no período que antecede a Copa.

Nas 20 partidas pelo clube francês na atual temporada, marcou 15 gols e deu 12 assistências. Pelo Brasil, nos últimos dois amistosos preparatórios para a Copa, em setembro, contra Gana e Tunísia, Neymar fez um gol e deu duas assistências.

“Neymar chega num nível muito bom. Teve uma preparação diferenciada, diferentemente de outras Copas. Em 2014, teve lesão quando era decisivo, em 2018, chegou diferente, longe do melhor modo porque uma lesão o abalou. Agora, sem lesão e sem preocupação nenhuma, ele chegou muito mais bem preparado”, disse na quarta-feira o zagueiro Thiago Silva, capitão da seleção na partida contra a Sérvia.

O momento, portanto, nunca foi tão propício para ele demonstrar que pode ser o que se espera dele: um craque maturo, capaz de ser o líder de uma geração hexacampeã.

“Acho que o Neymar vai ser o artilheiro da Copa. Acredito muito no desempenho por tudo que ele tem feito durante a temporada”, opinou o pentacampeão Rivaldo e hoje embaixador da Betfair. “Neymar pode ser uma das surpresas como artilheiro”, corroborou Ronaldo, o maior artilheiro brasileiro em Mundiais.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.