Manaus, 19/04/2024

Cidade

Nova Cidade recebe ação de intensificação no combate ao Aedes aegypti

Nova Cidade recebe ação de intensificação no combate ao Aedes aegypti
27/03/2021 09h00

Encerrando a programação de intensificação de Educação em Saúde do combate ao Aedes aegypti nos bairros com maior número de casos de dengue em Manaus, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta sexta-feira, 26/3, ação no bairro Nova Cidade, zona Norte. O trabalho foi executado pelas equipes de Educação em Saúde e de controle de endemias do Distrito de Saúde (Disa) Norte com visita em domicílio, para orientar a população sobre a atuação no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. No total, só neste bairro, foram realizadas 450 visitas em imóveis, com atuação de 39 profissionais de saúde, incluindo 18 agentes de endemias, e distribuição de material educativo.

De acordo com a gerente de Promoção da Saúde, da Semsa, Altemira Diniz de Lima, a ação no bairro Nova Cidade finalizou o trabalho iniciado na última terça-feira, 23/3, no bairro Lírio do Vale, zona Oeste, e que aconteceu também nos bairros Japiim, zona Sul, e Zumbi, zona Leste. Ao todo, nos quatro Distritos de Saúde, foram visitados 17.489 imóveis, sendo 6.690 no Norte, 2.107 no Sul, 6.200 no Oeste e 2.492 no Leste.

“A Semsa organizou as atividades com o objetivo de promover a sensibilização da população para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, como nos determinou o prefeito David Almeida, reduzindo assim o número de casos de dengue no município de Manaus, que tem registrado um aumento de casos da doença este ano”, informou Altemira Diniz.

O município de Manaus registrou, entre 1º de janeiro e 26 de março de 2021, um total de 1.532 casos notificados de dengue, sendo que em todo o ano passado foram registradas 2.247 notificações da doença.

“Como a maioria dos criadouros do Aedes é encontrada dentro dos domicílios, a mobilização da população é a base para o controle da transmissão da dengue. E a Educação em Saúde é transversal em todas as áreas da saúde, já que faz com que cada pessoa tenha o entendimento que é corresponsável nas ações de controle das doenças, promovendo o autocuidado e complementando o trabalho realizado pelos profissionais de saúde no controle do Aedes aegypti”, afirmou Altemira Diniz.

O chefe do setor de Controle de Endemias do Disa Norte, Francisco Valter da Silva Júnior, ressaltou que a ação realizada no Nova Cidade foi uma forma de complementar o trabalho que já vem sendo feito no bairro, com o controle químico do mosquito, a partir da aplicação de inseticida.

“A ação realizada nesta sexta-feira foi para orientar os moradores sobre os cuidados e as formas de prevenção, com a inspeção dos imóveis para a eliminação dos criadouros do mosquito. No bairro do Nova Cidade, as notificações de dengue estão ocorrendo de forma concentrada na quarta e quinta etapa do bairro, além do conjunto Cidadão, e, por esse motivo, as ações foram intensificadas nessas áreas como forma de quebrar o ciclo de transmissão”, destacou Francisco Júnior.

Durante a ação, os moradores foram orientados para a utilização da estratégia “Check List – 10 Minutos contra o Aedes”, em que cada pessoa pode realizar, em 10 minutos por semana, a vistoria nos imóveis, verificando os recipientes que acumulam água, como tonéis, caixa d’água, calhas, ralos, piscinas, vasos de planta, lajes, pneus e garrafas. Como o ciclo reprodutivo, do ovo ao mosquito adulto, leva de sete a 10 dias, a vistoria e eliminação dos criadouros evita a proliferação do Aedes.

A chefe do setor de Educação em Saúde e Mobilização Social da Semsa, Lilian Zacarias, explicou que a intenção é continuar realizando as ações nos bairros, nas quatro zonas urbanas de Manaus (Norte, Sul, Leste e Oeste). “As equipes de saúde continuam mobilizadas para o combate ao Aedes e a programação será elaborada de acordo com o cenário de incidência dos casos de dengue, zika e chikungunya”, concluiu Lilian Zacarias.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.