Manaus, 28/03/2024

Cidade

NOVO PARQUE DA JUVENTUDE LEVARÁ MAIS QUALIDADE DE VIDA AOS MORADORES DE FLORES

Construção do parque da juventude beija flor. foto Marinho Ramos.Semcom.
Construção do parque da juventude beija flor. foto Marinho Ramos.Semcom.
19/05/2019 12h00

A construção do parque da Juventude na área verde do conjunto residencial dos Sargentos e Subtenentes, no bairro de Flores, zona Centro-Sul, já alcançou 35% das obras. Além de oferecer mais qualidade de vida à população, o projeto da Prefeitura de Manaus também colabora com a preservação de espaços verdes antes degradados.

Para o prefeito Arthur Virgílio Neto, os parques da Juventude representam muito bem o conceito de ecologia sustentável, porque vão além do cuidado com o meio ambiente e pensam na relação do ser humano com o meio em que vivem. “Áreas verdes antes degradadas e que, muitas vezes, serviam para a criminalidade, hoje, estão sendo recuperadas com o reflorestamento, ao mesmo tempo em que se pensa na implantação de aparelhos para o lazer da comunidade”, destacou o prefeito de Manaus.

O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) para dotar a área de equipamentos públicos como pista de caminhada, academia ao ar livre, iluminação e paisagismo, promovendo a manutenção das funções ambientais da área protegida.

“Esse projeto reúne a comunidade, a iniciativa privada e o poder público, caminhando juntos. É determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto dar uma nova cara aos espaços públicos e é o que estamos fazendo com mais esse parque da Juventude”, ressaltou a secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves.

A obra é de responsabilidade da empresa Malbec Empreendimentos Imobiliários Ltda. (Morar Mais), por meio de uma medida compensatória, firmada em conjunto com a Semmas e Semppe. A execução começou pelo plano de pavimentação dos passeios públicos e as próximas etapas são o plano geral de iluminação da área, implantação da academia ao ar livre, mesas e bancos de praça, reforma do espaço utilizado para atividades de esporte e lazer com cobertura e estrutura metálica, piso de concreto e construção de palco para apresentações, além de recuperação ambiental com o plantio de mudas de árvores nativas e paisagismo.

O secretário da Semmas, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destacou que a estratégia de integração entre as secretarias municipais e as parcerias público-privadas vem permitindo atender demandas sociais importantes de moradores, a exemplo do conjunto Sargentos e Subtenentes. “Os moradores assumem a responsabilidade pela defesa das áreas verdes e a partir das intervenções realizadas passam a valorizar e cuidar mais dos seus espaços protegidos”, avaliou.

Visita técnica

Nesta sexta-feira, 17/5, uma visita técnica foi realizada para averiguar o andamento das obras. Participaram da vistoria, a subsecretária da Semppe, Amanda Rocha, o coordenador da UGPM Energia, Luiz Augusto Carvalho, a diretora de Projetos da Semppe, arquiteta e engenheira civil Taline Kniphoff, além do empresário Paulo Avelino Neto.

A previsão de entrega da obra é de 90 dias. São mais de 1.900 metros quadrados de área que, após a entrega da obra, serão mantidos pela Associação de Moradores do Conjunto Residencial Subtenentes e Sargentos pelos próximos cinco anos, como determina o Termo de Adoção de Espaços Públicos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.