Economia

Nutricionista dá dicas para economizar nas compras e se alimentar de forma saudável

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
23/02/2021 09h01

Manter uma alimentação saudável significa ter mais qualidade de vida e saúde. Segundo a nutricionista do Superatacado Nova Era, Lívia Ribeiro, mesmo que pareça difícil, é possível seguir uma dieta equilibrada no dia a dia, conseguindo bons resultados para o organismo e também para o bolso do consumidor, com economia na compra dos alimentos. 

Uma alimentação saudável, diz ela, deve ser variada, incluindo frutas, verduras, legumes, carboidratos e proteínas. Afinal, de acordo com Lívia Ribeiro, cada grupo de alimentos é responsável por uma função no organismo.

Lívia ressalta que, diferente do que muitos podem pensar, comer bem não custa caro. Seguindo algumas dicas é possível fazer boas compras, economizar e se alimentar de forma correta. “Pela correria do dia a dia, muitas famílias acabam escolhendo consumir os pratos rápidos e isso gera um custo maior no orçamento”, explicou.

A primeira orientação da nutricionista é optar por preparar os pratos. “Em casa é mais fácil escolher os alimentos que irão compor a sua alimentação diária”, frisou. Outra recomendação dela é escolher frutas, legumes e verduras da estação, porque são mais baratas.

De acordo com Lívia, estão na safra, agora, o abacate, ameixa, maçã, pêra, goiaba, rambutã, uva, seriguela, jaca, coco, abóbora, pepino, gengibre, pimentão, quiabo, tomate, hortelã e repolho. A partir do próximo mês, já vai ser possível encontrar com mais abundância a banana e o abacaxi. 

Ela também destaca que inserir o peixe mais vezes por semana, ao invés da carne bovina e frango, também pode ser uma boa alternativa para reduzir custos, sem perder a qualidade nutritiva. “Aqui na região temos uma quantidade imensa de peixes, o que torna o produto mais barato, comparado com outros tipos de carnes. O peixe tem vitaminas e minerais ótimos para a saúde”, frisou.

Na hora de preparar as refeições e montar o prato, uma dica é escolher apenas um carboidrato. Quando incluir o arroz, por exemplo, deve-se evitar a batata.

Outras dicas que ela dá para economizar, é pesquisar os preços e fazer uma lista com as necessidades, evitando comprar itens a mais e que na semana seguinte podem ser encontrados com preços mais baixos, por exemplo. “Escolha ir ao supermercado nos dias que tem promoção”, ressalta a nutricionista. No caso do Nova Era ela informa que, diariamente, são divulgadas as ofertas dos vários segmentos, nas redes sociais.

 Lívia também orienta que, após as compras, é importante organizar o cardápio da semana. “Com isso, evita-se que as refeições fiquem repetitivas e com poucos nutrientes”, afirmou.