O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) apresentou nesta terça-feira (14) o planejamento das ações de trânsito e transporte de pessoas nas áreas próximas ao Centro de Convenções (sambódromo) da capital, durante os desfiles das escolas de samba, que vai ocorrer no sábado (18).
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, afirmou que os serviços de trânsito e transporte irão atender os brincantes durante as festividades.
“Teremos três noites de carnaval oficial, na quinta e sexta-feira, e não haverá interdição, haverá monitoramento e controle. Os agentes de trânsito estarão distribuídos em todos os cruzamentos. No entanto, no sábado, teremos a interdição da Pedro Teixeira, nas proximidades da Vila Olímpica e vamos fazer o monitoramento. Não há previsão de interdição na Constantino Nery, até porque a Djalma Batista já estará interditada”, explicou o diretor-presidente.
Agentes de trânsito vão atuar na fiscalização, controle e ordenamento de veículos e pedestres para garantir a segurança e a fluidez nas vias.
Na quinta (16) e sexta-feira (17), durante o desfile do grupo de acesso, haverá somente interdição da Avenida Flaviano Limongi (ao lado do sambódromo).
No sábado (18), dia do desfile do grupo especial, a partir das 7h haverá interdição da Avenida do Samba, entre as Avenidas Pedro Teixeira e Lóris Cordovil, com o seguinte esquema:
Nos dias 18, 19, 20 e 21, haverá interdição de vias, a partir das 14h. Os veículos que trafegam na Avenida Leopoldo Peres e na Rua Vista Alegre em direção ao Amarelinho ou à ponte Educandos, devem acessar a Rua Manoel Urbano, ao lado da usina Americana, converter à esquerda ao lado da igreja, depois à direita para a rua Inocêncio de Araújo, em direção à ponte Educandos.
Os veículos que trafegam na Rua Amâncio de Miranda em direção à Avenida Leopoldo Peres ou à Rua Vista Alegre, devem acessar a Rua Inocêncio de Araújo à esquerda (sorveteria) seguir para a ponte Educandos, converter à direita para a rua Isabel, à direita, depois para a Rua José Paranaguá e à esquerda para a Avenida Lourenço da Silva Braga, em direção ao bairro de Educandos.
O bloco das Piranhas, que vai acontecer no domingo (19), e a banda do Galo, marcada para a terça-feira de carnaval (21) acontecerão no sambódromo.
Para os dois eventos, as interdições irão começar a partir do meio-dia. Os veículos que trafegam na Avenida Pedro Teixeira, oriundos do bairro Dom Pedro podem acessar a Avenida Constantino Nery em direção ao Centro ou aos bairros, não podendo seguir em frente em razão da obra emergencial na Djalma Batista.
Segundo o IMMU, serão interditadas duas faixas na pista da Avenida Pedro Teixeira, em frente ao sambódromo para a circulação de pedestres. Os motoristas terão livres as faixas da direita em direção à Constantino Nery.
Em relação ao transporte coletivo, as linhas de ônibus irão operar com frota reforçada dos coletivos que atendem as imediações do sambódromo, neste sábado (18).
As linhas que circulam no entorno do sambódromo terão seus horários estendidos até à meia-noite. Após esse horário haverá carros de apoio que realizarão viagens extras até o fim do evento.
Para melhor atendimento aos torcedores das agremiações carnavalescas, haverá programação especial e horários estendido de linhas até as 4h da madrugada, conforme programação abaixo:
Linhas extras:
Linhas que serão estendidas com auxílio de ônibus de apoio até o final do desfile:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
X