Manaus, 25/04/2024

Amazonas

OPERAÇÃO SANGRIA 2: CINCO VÃO PARA O PRESÍDIO HOJE

OPERAÇÃO SANGRIA 2: CINCO VÃO PARA O PRESÍDIO HOJE
08/10/2020 14h46

DA REDAÇÃO

Nesta quinta-feira (8) , as ruas de Manaus amanheceram agitadas pois foi cumprido mandados de busca e apreensão incluindo no gabinete do vice-governador, Carlos Almeida, por policiais federais. O material apreendido no gabinete de Carlos Almeida ainda será analisado pela Polícia Federal. O governador Wilson Lima não está incluído nesta fase 2 da operação, mas as investigações em torno dele continuam.

Também cinco pessoas foram presas, na Operação Sangria 2 e estão sendo ouvidas na sede da Polícia Federal do Amazonas. Seus nomes não foram divulgados devido o sigilo determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Elas vão ser encaminhadas ao presídio, ainda hoje, de acordo com as informações do delegado da Polícia Federal dadas durante a coletiva desta manhã.

As cinco pessoas vão ficar temporariamente presas por cinco dias, com possibilidade de prorrogar o prazo para mais cinco dias, no presídio ainda não divulgado. Fraude em licitação , organização criminosa, peculato são os crimes já identificados nas investigações.

Manipulação

A partir dos materiais aprendidos durante a primeira fase da Operação Sangria e dos áudios interceptados com autorização judicial, foi identificado que o processo de contratação dos ventiladores mecânicos foi manipulado conforme a proposta apresentada pela empresa investigada, embora os ventiladores da empresa não tivessem as especificações exigidas pelo certame, o procedimento foi todo alterado e manipulado com objetivo de legalizar e viabilizar a contratação da empresa, disse o delegado da PF.

No olho do furação

No olho do furação está  o ex-secretário de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias que nas investigações seria o canalizador da alta cúpula do governo de Wilson Lima. Há indícios de participação efetiva dele  na formalização e manipulação da compra dos respiradores e consciência do sobre preço apresentado, segundo a PF do Amazonas.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.